MUBI atenta à actuação governamental na área ambiental.

2022-02-03 16:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) espera que o Governo tenha um espírito reformista para mobilizar os cidadãos para a mudança necessária em termos ambientais.

No momento em que assinala a entrada em vigor da Lei de Bases do Clima, a MUBI defende mudanças de fundo para conseguir potenciar os modos suaves e o transporte ferroviário.

Definir metas ambiciosas para a redução das emissões de dióxido de carbono é uma das alavancas para conseguir recuperar o tempo perdido.

Rui Igreja, da MUBI, lembra que é mais fácil agir sobre áreas tuteladas pelo Estado do que em setores que vão ser obrigados a mudar depois de décadas e décadas de hábitos enraizados.

Portugal e outros países vão enfrentar uma mudança civilizacional. (com áudio)

A legislação portuguesa passa a determinar que o Estado está obrigado a promover os modos activos de deslocação. É a primeira vez que uma lei em Portugal atribui ao Estado (administração direta, indireta, regional e local) a obrigação de promover os modos activos de deslocação (pedonal e bicicleta).

Mudança que vai alterar a política energética nacional com os modos activos de transporte ligados à descarbonização da mobilidade.