Movimento teme pela perda de oferta cultural no centro de Aveiro.

2018-05-21 10:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um movimento de cidadãos unidos em torno da cultura em Aveiro revela preocupação pela deslocalização da livraria Bertrand e teme pelo encerramento dos cinemas no Fórum.

Ana Gil, professora da Universidade de Aveiro, é o rosto desta ação que tem a correr uma petição pública. Teme pela deslocalização da livraria para fora do Fórum por considerar que a nova localização, sendo um local próximo, é “perigosamente despido de público”.

E avisa que o eventual encerramento dos cinemas já no fim do mês de maio nem ajuda a periferia nem estimula o centro da cidade.

“Um centro periférico que não atrairá as pessoas sem mobilidade fácil, não atrairá as crianças (a não ser de carro!), não atrairá o turismo, esse aparente ex libris da cidade de Aveiro nos últimos anos! Acredito que a mudança da livraria para local mais discreto (talvez na esperança de estimular uma rua bonita, mas correndo o risco de com ela esmorecer também...) e dos cinemas para a periferia anunciam a morte lenta (ou talvez não tão lenta!) do bonito e vivo centro da cidade de Aveiro, e devolver-nos-á ao passado de ruas tristes e vazias depois da hora de jantar. Até os turistas se cansarão das lojas iguais às de todo o lado e que dificilmente ganharão em espaço e abertura às que estão aqui tão perto, no Porto ou em Coimbra”.

Ana Gil sugere atenção dos responsáveis que atentem na importância das vivências que juntem as pessoas à volta da conversa, do estar, do ler e ouvir sobre outras vivências e não sobre “mais e mais e mais lojas”.

A ampliação do Centro Glicínias e a chegada de lojas que não existem na cidade poderão vir a mudar o centro da cidade e a cidade universitária olha com atenção para o fenómeno.

“Somos uma cidade universitária e temos, por isso, a obrigação de ver para além do comércio em eterna e cega expansão, especialmente quando este nos rouba a qualidade de vida e o acesso ao conhecimento. A localização sabiamente escolhida dos cinemas e da (quase única!) livraria é crucial para bem servir a cidade de Aveiro, e não apenas os crus interesses comerciais”.