Movimento "Não lixes" reclama segurança nas praias todo o ano.

2020-10-06 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O movimento cívico ambientalista “Não Lixes” defende que a época balnear deveria ser alargada a todo o ano com mecanismos de segurança.

Fernando Paiva, o ativista que tem presença regular na praia da Barra, foi à reunião da Câmara de Ílhavo pedir medidas diferenciadoras.

Sugere uma recolha de lixo segmentada por duas empresas para distinguir o que é reciclagem dos indiferenciados, pediu beatões ao longo da praia para reduzir o foco poluidor e apelou a que não se usem máquinas pesadas nos trabalhos de construção de passadiços nas praias.

O reforço do estacionamento para bicicletas e a abertura dos wc no Inverno foram apelos deixados na reunião de outubro.

A mensagem principal foi dirigida à segurança com apelo ao redesenho das concessões para garantir vigilância durante todo o ano.

Fernando Paiva entende que é possível e desejável conseguir responder às questões de segurança num tempo em que os desportos ao ar livre dominam as preferências dos cidadãos.

Diz que os 30 nadadores de Verão deveriam ser chamados a colaborar nos restantes meses do ano (com áudio)

Fernando Caçoilo admite que os hábitos estão a mudar e vão exigir novas políticas.

Já assumiu que vai apostar na criação em novos parques para bicicletas mas quanto aos nadadores salvadores explica que a dimensão do efetivo no Verão é definido por lei.

O autarca não vê viabilidade na redistribuição de nadadores mas admite que a presença noutras épocas do ano estará no horizonte e significará acréscimo de custos.

Ainda assim, o autarca vê nas alterações do clima novos desafios com a presença na praia do longo do ano logo que o tempo permita.

Com a descentralização de competências, admite que as autarquias venham a ser obrigadas a investir em segurança (com áudio)

 

 

Foto: Não Lixes