Movimento escutista reunido em São Jacinto.

2018-11-19 14:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas concentrou-se no passado fim de semana no Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto em três eventos.

O RUMO 2019 juntou cerca 450 guias (crianças, adolescentes e jovens que são os responsáveis pelos pequenos grupos dos agrupamentos) da Região em atividades diversas e que culminou com a eleição dos nossos representantes ao Encontro Nacional de Guias.

Decorreu também mais um encontro de formação para futuros dirigentes (FGPE), onde cerca de quatro dezenas de candidatos a dirigente estiveram a realizar atividades formativas no terreno, realizando assim os seus acampamentos.

E por último, aconteceu o primeiro Aveiro SCOUTSUMMIT destinado a Chefes de Agrupamento e Chefes de Unidade (responsáveis pelas secções de cada agrupamento).

Este evento, realizado pela primeira vez neste formato a nível nacional pela Região de Aveiro, juntou em vários painéis e mesas redondas, personalidades do movimento escutista, dos quais salientamos a presença do Chefe Nacional Adjunto Joaquim Freitas que encerrou o evento, mas também representantes de outros setores da sociedade, da área empresarial.

Presentes figuras como Flausino Silva, presidente do grupo DURIT, e Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, mas também os padres Francisco Melo e João Gonçalves.

Dos 45 Agrupamentos da Região, 44 estiveram representados, “conferindo assim a este evento uma matriz de festa regional que se viveu intensamente nestes dias em terras de S. Jacinto com os mais de 600 escuteiros que ali se reuniram”.

“Está encontrado o formato, é agora tempo de avaliação, de acolher e analisar as propostas para tornarmos este encontro cada vez mais uma oportunidade de aprendizagem e formação, mas também de partilha dos princípios de dos valores escutistas”, refere nota da organização regional.