Mordomia de São Gonçalinho adia festas por uma semana para evitar dias de "contenção".

2021-12-08 11:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A mordomia de São Gonçalinho decidiu adiar por uma semana os festejos de início de 2022.

Com a semana de contenção determinada pelo Governo, de 2 a 9 de janeiro de 2022, a comissão de festas acabou por ficar condicionada mas assume, agora, que vai tentar a celebração na semana seguinte.

A 10 de janeiro celebra o dia de São Gonçalinho e de 14 a 16 de janeiro garante celebrações religiosas e cumprimento de promessas com o lançamento de cavacas a partir do alto da platibanda da Capela de São Gonçalinho.

“Pretendemos ainda promover um programa cultural e lúdico dentro das normas de segurança exigidas”, explica a mordomia.

“Apesar de todo o contexto que temos em mãos, a Mordomia de São Gonçalinho continua a não cruzar os braços. Tudo faremos para que, em permanente diálogo com as autoridades municipais e de saúde pública, se realize a melhor festa de São Gonçalinho no Bairro da Beira Mar”.

E com as regras de segurança em plano de destaque, revela que o acesso irá obedecer a regras habituais em espetáculos e concentrações.

“Cabe-nos garantir que todas as condições sejam cumpridas: seja através da criação de perímetros de segurança, seja através da verificação de certificado de vacinação, seja através da apresentação de teste negativo à Covid-19, pró que der e vier, cá estaremos para mostrar que, tal como a vida, a tradição continua, mesmo que com algumas adaptações”.

As encomendas de cavacas já estão em curso e os lucros deste ano irão reverter totalmente para as obras de reabilitação da capela de São Gonçalinho.

O plano detalhado será dado a conhecer nos próximos dias já com os horários das celebrações religiosas bem como o cartaz cultural e lúdico.