Moradores pedem salvaguarda do património arbóreo junto à EB 2,3 de São Bernardo.

2020-02-15 17:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os arranjos no parque escolar de São Bernardo estiveram em debate na reunião da Assembleia Municipal de Aveiro.

Com a integração da nova escola do primeiro ciclo de São Bernardo na área da Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclos de São Bernardo dá-se também a reorganização do espaço na envolvente e os residentes apelam à Câmara de Aveiro para que mantenha o parque arbóreo.

A requalificação da área envolvente à Escola E.B. 2,3 de São Bernardo vai rondar os 450 mil euros.

São qualificadas as zonas de circulação pedonal, privilegiando o peão face ao automóvel, reforçando e qualificando os espaços verdes e o parque arbóreo, as zonas de estar, bem como organizando o estacionamento e minimizando os pontos de conflito.

O eventual abate de 75 árvores nas imediações da escola são o novo foco de polémica.

“Estas árvores bordejam a escola e, até por uma questão educativa, não deveriam ser abatidas, sem um motivo muito forte e compreensível. Como explicar aos alunos o abate de 75 árvores adultas à volta da sua escola? Onde está a sustentabilidade? Onde está a redução da pegada de carbono? Onde está a melhoria do ambiente urbano?”

Os moradores apelam a que sejam mantidas as árvores adultas e estreitadas as ruas, tornando-as de sentido único e alargando o passeio ao lado das árvores, para criar uma ecovia, um passeio largo destinado à circulação a pé ou em bicicleta.

A mensagem em jeito de apelo foi deixada por uma moradora que foi à assembleia Municipal descentralizada apelar à sensibilidade dos autarcas (com áudio)

Ribau Esteves diz que as podas abusivas do passado acabaram e defendeu a qualificação do pessoal que trabalha nesta área.

O autarca explica que os abates ou as substituições cuidam de questões sanitárias mas também do ordenamento do espaço público (com áudio)

Debate em torno das árvores à volta das escolas. Questão recorrente que tem merecido reparos a várias autarquias e que Aveiro diz estar a corrigir.