Moradores do Griné desafiam presidente de Câmara de Aveiro a visitar o Bairro.

2022-04-27 09:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os moradores do Griné continuam à espera de resposta do IHRU, da Segurança Social e da Câmara de Aveiro para encontrar soluções para os despejos que abrem caminho à empreitada de reabilitação das casas.

Depois dos primeiros despejos que levaram à instalação de uma tenda em espaço público e da chamada de atenção que surgiu nos meios de comunicação e em dois momentos na Assembleia Municipal de Aveiro a pedir apoio, os moradores dizem que está tudo na mesma.

Joel Monteiro declarou que há convite para que o presidente da Câmara vá ao local.

Depois das explicações do autarca de Aveiro, em Assembleia, a dizer que a responsabilidade é do IRHU, os moradores dizem que na condição de cidadãos esperam mais da sua autarquia (com áudio)

O quadro de novos despejos continua a pairar uma vez que a empreitada de reabilitação, da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, está para breve.

Agora com o apoio do coletivo “Habitação Hoje”, movimento que defende o cumprimento do Direito à Habitação, as famílias esperam soluções alternativas.

Helena Souto, desse coletivo que nasceu na cidade do Porto, defendeu, em declarações à SIC, a suspensão imediata dos despejos.

Diz que o Estado deve trabalhar pela qualificação do património devoluto e criar condições para poder contratualizar a ocupação (com áudio)

Duas famílias sob despejo e mais 14 em risco no bairro do Griné, em Santa Joana.

As casas foram ocupadas há vários anos e estão em estado de degradação.

As televisões reforçam interesse pelo tema e marcam presença em Aveiro.

Poucos dias depois da celebração do 25 de Abril, os moradores dizem que o direito à habitação está por cumprir (com áudio)