Moliceiro da Câmara da Murtosa já seguiu para reparação.

2017-05-18 09:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O barco moliceiro da Câmara Municipal da Murtosa já se encontra no Estaleiro da Praia do Monte Branco, na Torreira, para a habitual manutenção anual, que será levada a cabo pelo Mestre José Rito. Depois de reparado e com pintura renovada, pelas mãos de outro mestre, o pintor José Oliveira, o moliceiro regressará à atividade nas águas da Ria de Aveiro.

Recorde-se que a Murtosa é o único município da Ria de Aveiro que possui um barco moliceiro próprio, com condições permanentes de navegabilidade, mantendo todas as características tradicionais deste tipo de embarcações. O barco do Município assume-se como um elemento divulgador da cultura marinhoa, estando afeto a atividades promovidas pelo município e pelas associações locais.

O Município da Murtosa promove, anualmente, duas regatas de barcos moliceiros: a da Semana do Emigrante, em agosto, e a da Romaria de São Paio, em setembro. A estes dois acontecimentos junta-se a regata da Ria, que liga a Torreira à cidade de Aveiro, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

O Estaleiro, sob tutela municipal, está aberto a todos aqueles que queiram observar os processos de construção e reparação das embarcações.