Moinhos da região abrem portas para visitas no fim de semana.

2018-04-06 09:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Municípios da Região de Aveiro assinalam o Dia Nacional dos Moinhos com moinhos abertos.

Este é um fim de semana especial em que se assinala pelo décimo segundo ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o “inestimável valor patrimonial” dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Nos dias 7 e 8 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de perto de meia centena de moinhos, de várias tipologias, algumas muito raras ou únicas a nível nacional, em treze concelhos do distrito de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vagos e Vale de Cambra).

Em Aveiro estará aberto ao público, para visitação e demonstração, um único moinho tradicional. Conhecido como a Azenha do Cabeço, em Aradas, o moinho tem visita gratuita, durante o dia de sábado, 7 de abril, entre as 15h00 e as 18h00.

Em Águeda, os três moinhos localizados em Macieira de Alcôba, dois no Casal (Préstimo) e outro em Paradela (Espinhel) estarão abertos no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal.

Albergaria é um dos municípios na Europa com mais mnoinhos ainda em bom estado de conservação e o fim de semana promete ser especial com visitas à tradição molinológica.