Mobilidade sustentável no centro das atenções no Dia Europeu sem Carros.

2017-09-22 11:38

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Já foi um dia mobilizador com centenas de municípios envolvidos mas, hoje, está reduzido a algumas dezenas.

Comemora-se hoje o Dia Europeu sem Carros, culminando a 16ª, da Semana Europeia da Mobilidade, e em Portugal há 62 municípios e 65 localidades envolvidos nas comemorações.

Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretendeu promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano visa dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários.

Aveiro assinala o Dia Europeu Sem Carros com uma jornada de trabalho que junta cidadãos e Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Ciclaveiro).

O grupo de trabalho “Alimentação & Ambiente” da iniciativa “Aveiro em Transição”, em parceria com a Ciclaveiro, promove um jantar de Verão partilhado e um ciclo de cinema sobre o tema da Mobilidade Partilhada. A sessão de cinema acontece às 21h15 e com ela vem uma conversa na Casa da Comunidade Sustentável.

Francisco Curado, da Ciclaveiro, admite que o movimento é imparável. Resta saber se será mais rápido ou mais lento em função das sinergias que se possam criar com cidadãos e autarquias (com áudio).