Mobilidade: Cicloficinas assinalam um ano de reparações em Aveiro.

2016-05-05 14:30

Categoria: 

Concelho: 

O grupo Ciclaveiro assinala este sábado um ano de cicloficinas na cidade de Aveiro. A primeira aconteceu na Universidade e, desde aí, já tiveram lugar em 17 ocasiões. A cicloficinas realizam-se mensalmente, no segundo sábado de cada mês, junto ao Mercado Manuel Firmino, em simultâneo com o Mercado Cooletivo, integrado na série de eventos Artes no Canal promovida pela Câmara Municipal de Aveiro.

Durante o período letivo, acontecem também na última quinta-feira do mês na Universidade de Aveiro, em parceria com o NBicla (Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro).

As cicloficinas são encontros informais abertos a todos, em que são disponibilizadas ferramentas e sobretudo orientação técnica por parte de utilizadores de bicicleta mais experientes para que os participantes façam na hora a manutenção básica das suas próprias bicicletas.

"Com isto pretende-se aumentar a autonomia dos utilizadores nas pequenas reparações e evitar assim que as avarias possam ser pretexto para deixar de pedalar".

Estes eventos constituem também momentos de encontro e convívio entre utilizadores de bicicleta, contribuindo para o aumento da interação e o fortalecimento da comunidade ciclável, assim como para a animação do espaço e a vida colectiva do local onde decorrem. As mais movimentadas, que ocorrem normalmente em período de Verão, superam as duas dezenas de participantes.

O grupo Ciclaveiro criou um outro projeto designado PedalaDar, que aproveita os recursos disponíveis nas cicloficinas para recuperar bicicletas usadas que são depois oferecidas a pessoas com baixos recursos financeiros para que estas passem a utilizá-las no seu dia-a-dia.

A próxima cicloficina é já no próximo dia 14 de Maio, entre as 11h00 e as 13h00, junto ao Mercado Manuel Firmino.