MMI acolhe seminário "Desafios do mar português".

2020-10-23 20:51

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo acolhe , este sábado, a realização do seminário “Desafios do Mar Português” dedicado à cultura marítima.

A 9.ª edição, por ocasião do 19.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo, terá como tema as “Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos”.

Serão parceiros deste evento o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20).

A abertura está marcada para as 10h com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Há painel às 10h30 sobre “O Oceano em retrospetiva Efeitos da Pequena Idade do Gelo no litoral português na Época Moderna” com Maria da Assunção Araújo (FLUP); “A poluição oceânica nos séculos XVI a XVIII: lixos portuários e urbanos” com Ana Catarina Garcia (CHAM – FSCH/NOVA/UAC); “O Mar e as Alterações Climáticas Causas e efeitos da acidificação e desoxigenação dos Oceanos” por Rui Rosa (FCUL/MARE) e “Degelo e Erosão Costeira” com Paulo Baganha Batista (CESAM – UA).

À tarde, às 14h30, em debate o tema “Poluição e Salvaguarda dos Oceanos Poluição dos oceanos por produtos petrolíferos: desafios e oportunidades num cenário de alterações climáticas” com Lúcia Guilhermino (ICBAS/CIIMAR); “A poluição por microplásticos: desafios e soluções” por Filipa Bessa (FCTUC/MARE); “Educação e Comunicação de Ciência através da arte Plasticus maritimus: conhecer para proteger, educar para mudar” com Ana Pego e “Não Lixes a continuidade das espécies no Planeta Azul” com Fernando Jorge Paiva (Não Lixes).

À noite, às 21h30, painel “O Oceano e a sua Sustentabilidade A Década das Nações Unidas de Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)” com Luís Menezes Pinheiro (CESAM – UA) e exibição do documentário “Oceanos”.

É a primeira sessão do Mar Film Festival.