Misericórdia de Vagos vê reconhecido projeto dedicado ao acompanhamento de pessoas com demência e suas famílias.

2019-11-06 08:18

Categoria: 

Concelho: 

A Santa Casa da Misericórdia de Vagos desenvolve, desde Janeiro 2019, um projeto pioneiro e gratuito no que diz respeito ao acompanhamento de pessoas com demência e suas famílias.

Cuidar de cuidadores surge como aposta daquela instituição e o projeto mereceu reconhecimento no jornal “Voz das Misericórdias” que acompanhou uma equipa de intervenção junto de uma família em que a filha deixou o emprego para cuidar da mãe.

O projeto “Memorizar” é financiado pelo POISE no âmbito do instrumento de financiamento gerido pelo Portugal Inovação Social, designadamente o Programa de Parcerias para o Impacto, que mereceu resposta favorável.

A iniciativa é dirigida a pessoas com demência que residam no concelho de Vagos, seus cuidadores e comunidade em geral.

Estima-se que, em 2050, 22% da população sofra deste tipo de patologia (demência) e o tema ganha cada vez mais peso na área da intervenção social.

As famílias reconhecem a “importância” de sentir que existe acompanhamento e que não estão sós na caminhada.

O Projeto Memorizar teve início no dia 2 de janeiro de 2019 e tem uma duração de 3 anos.

Procura uma intervenção na problemática da demência tendo como principal objetivo ir ao encontro da pessoa com demência que está na comunidade (não institucionalizada) e seu cuidador, recorrendo a um acompanhamento individualizado e personalizado em idosos com demência, seus cuidadores (alívio do burden) e atividades voltadas para a Comunidade (ações de sensibilização/informação).

É diferenciador por utilizar terapias não farmacológicas, nomeadamente as abordagens cognitiva, psicossocial, adaptação do ambiente, sensorial e motora.Na equipa integram-se 1 neurologista (part-time), 1 psicólogo clínico, 1 neuropsicólogo e 1 terapeuta ocupacional.

 

Foto: Voz das Misericordias