Ministro da Ciência no aniversário do Centro Ciência Viva.

2018-07-18 19:50

Categoria: 

Concelho: 

Manuel Heitor participa no 14ª aniversário da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

A Fábrica celebra, esta quinta, o 14º aniversário com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em dia de festa e com um programa gratuito de atividades aberto a toda a comunidade, a FCCVA, que em 14 anos já recebeu mais de 500 mil visitantes, vai contar também com a presença de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro (UA), e de Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

Resultado de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Agência Ciência Viva e instalada na antiga Fábrica de Moagens Aveirense com o grande objetivo de divulgar a ciência e promover a cultura científica e tecnológica, a Fábrica já recebeu cerca de meio milhão de visitantes.

A sua programação inclui atividades diversificadas, em diferentes formatos, permitindo vários níveis de interação com públicos de todas as idades.

Pedro Pombo, diretor da FCCVA, lembra que por de trás de todo o trabalho realizado ao longo dos últimos 14 anos “está uma equipa de profissionais da divulgação científica e um grupo alargado de investigadores, bolseiros e professores da UA”.

O responsável lembra que “o envolvimento da UA é uma condição cine qua non valiosa e única, que garante à Fábrica rigor, inovação, qualidade, capacidade de resposta, especificidade, dinâmica e diversidade, em todos os seus conteúdos, dentro e fora de portas”.

Desenvolvimento de programas abertos a todos quantos visitam a Fábrica é apenas uma das três linhas de ação da instituição coordenada por Pedro Pombo. Esta “consiste na criação e desenvolvimento de conteúdos ou valências para implementação e dinamização do programa anual de atividades”. Como 2ª linha de ação, a realização de prestações de serviços e programas itinerantes surge tendo por base o compromisso de levar para fora de portas os conteúdos que existem nos espaços expositivos do Centro.

“Consideramos que desta forma é possível envolver mais público na ciência, o qual por diversos motivos pode não ter disponibilidade, acesso ou recursos para se deslocar ao Centro Ciência Viva de Aveiro. Esta componente também promove o desenvolvimento e a dinamização de projetos anuais educativos”, explica Pedro Pombo.

Como 3ª linha de ação surge o “Desenvolvimento e comercialização de produtos”. Esta foi criada tendo em consideração que o Centro Ciência Viva de Aveiro é uma estrutura integrada na UA, uma situação que para Pedro Pombo “permite a realização de um trabalho colaborativo, entre a Fábrica e as várias Unidades da UA, de forma a criar valor acrescentado com potencial técnico e científico e dessa forma alavancar uma unidade dedicada à produção e comercialização de produtos de comunicação de ciência”.

O programa arranca às 10h em dia aberto e regista a visita da Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, a Feira de Ciência e Tecnologia e às 18h30 uma sessão pública com o Ministro da Ciência.