Membros do Conselho Geral da UA tomaram posse esta semana.

2021-07-08 10:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Tomaram posse esta semana 14 dos 19 membros que vão nos próximos quatro anos integrar o Conselho Geral da Universidade de Aveiro.

Os cinco conselheiros externos serão em breve cooptados pelos eleitos e empossados representantes dos professores e investigadores, estudantes, e representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão.

“Afirmo solenemente que cumprirei as funções que me são confiadas com respeito pelos deveres que decorrem da Constituição, da Lei e dos Estatutos da Universidade de Aveiro.”

Foi este o compromisso assinado por Vitor António Ferreira da Costa (DEM); Maria Beatriz Alves de Sousa Santos (DETI); Luís António Ferreira Martins Dias Carlos (DFis); Susana Galante Correia Pinto de Oliveira (DBio); Maria Rute de Amorim e Sá Ferreira André (DFis/CICECO); Roberto Carlos Domingues Martins (DBio/CESAM); Óscar Emanuel Chaves Mealha (DeCA); Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves (DEP), Anabela Gonçalves da Silva (ESSUA), Fernando Miguel Moreira dos Santos Costa (ISCA-UA); Carlos Manuel Duarte Pereira (representante dos não docentes e não investigadores) e ainda pelos três estudantes: Beatriz Sampaio Bastião; António Augusto Castela Ferraz Alves; e Rui Pedro Mendes de Oliveira.

No início da sessão, o até então presidente do Conselho Geral, Marçal Grilo, desejou aos novos conselheiros, todos estreantes com exceção do estudante António Alves, as maiores felicidades e um trabalho profícuo. “É um órgão de acompanhamento do executivo que conduz a Universidade (…) de debate de múltiplas matérias importantes para a UA”, disse, lembrando que num momento de grandes mudanças, a que a universidade não é alheia, há muitos temas relevantes a discutir.

Presente também na sessão, e após a assinatura do termo de posse dos conselheiros, o Reitor Paulo Jorge Ferreira deu as boas-vindas a todos os membros do Conselho Geral e sublinhou que a Reitoria está disponível para encontrar as soluções que permitam libertar este órgão de um trabalho mais burocrático para que possa dedicar-se às grandes questões estratégicas da Universidade.

O Conselho Geral é composto por 19 membros: 10 representantes dos professores e investigadores, três estudantes, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão e cinco personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade de Aveiro com conhecimentos e experiência relevantes para esta.

Os seus membros exercem o respetivo mandato pelo prazo de quatro anos, à exceção dos estudantes cujo mandato é de dois anos, não podendo em qualquer caso exercer mais do que dois mandatos consecutivos.

O Conselho Geral elege o Reitor, aprova os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, bem como as linhas gerais de orientação da Universidade no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Este órgão reúne-se ordinariamente quatro vezes por ano, e extraordinariamente mediante convocação do Presidente, por sua própria iniciativa, a solicitação do Reitor ou ainda de um terço dos membros que compõem o órgão.