Marisa Macedo lidera Associação de Solidariedade Estarrejense.

2016-05-09 10:26

Categoria: 

Concelho: 

Marisa Macedo é a nova presidente da direção da Associação de Solidariedade Estarrejense e Alberto Vidal o vice presidente. Órgãos sociais eleitos em Assembleia Geral este fim de semana. A advogada e ex-deputada na Assembleia da República encabeçou a lista que foi eleita por unanimidade, após escrutínio secreto. 

Sucede, assim, a Alberto Vidal, 37 anos depois deste ter assumido o cargo de presidente da direção da associação. Apesar dos 86 anos de idade Alberto Vidal vai manter-se como vice-presidente.

Numa lista em que a continuidade é assumida, António Augusto Oliveira, de 81 anos, mantém-se como Tesoureiro, cargo que também desempenha há décadas. Ângelo Assunção, que tem sido o responsável pelo “Banco Alimentar” assumirá o cargo de Secretário e Cristina Verde, professora do ensino secundário, é a cara nova na direção.

António Luís Ferreira, professor no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, mantém-se como Presidente da Assembleia Geral, sendo acompanhado por Maria Irene Leite Vidal, que transita dos órgãos anteriores, entrando Patrícia Couto para o cargo de 2ª Secretária, sendo o elemento mais jovem dos órgãos sociais.

Duarte Drumond Esmeraldo, Engenheiro Químico, que tem o seu nome ligado ao Amoníaco Português e que foi o criador da ERASE, projeto que permitiu regenerar solos poluídos de Estarreja através de um método inovador, será o novo Presidente do Conselho Fiscal. Terá a acompanhá-lo, Paulo Tavares, conhecido Técnico Oficial de Contas e Vítor Oliveira, que faz parte deste órgão desde a fundação da ASE.

Marisa Macedo e Alberto Vidal colaboram mais intensamente desde 2005, ano em que ambos candidataram a ASE ao concurso pelo qual o Estado pretendia transferir gratuitamente a propriedade de bairros sociais que lhe pertenciam ao longo do país.

A nova presidente lembra que depois da Câmara Municipal de Estarreja não ter aceitado o bairro da Teixugueira, a ASE candidatou-se e ganhou, tornando-se assim proprietária de cerca de 70% da habitação social do concelho e uma das maiores instituições nacionais nesta área.

Além de ser responsável pela gestão do bairro social da Teixugueira, a ASE tem, ainda, valência de atendimento e acompanhamento social de famílias e colabora com o Banco Alimentar contra a Fome, sendo responsável por distribuição de cabazes de alimentos pela população mais carenciada.

Ao longo dos anos, a ASE tem construído ou participado na recuperação de diversas casas de famílias carenciadas fiel ao seu lema que cada família tem direito a uma habitação.

A tomada de posse está marcada para o próximo dia 21 de Maio, sábado, pelas 10h30, nos jardins da ASE na Urbanização da Teixugueira.