Maria Adelaide Olim e Bárbara Vitoriano venceram o Ecotrophelia Europe (Entrevista - Terra Nova).

2020-10-26 17:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As alunas da UA que venceram a “Liga dos Campeões da inovação alimentar” consideram infindável o universo de ideias para reaproveitar alimentos.

Adelaide Olim e Bárbara Vitoriano apresentaram a proposta, designada OrangeBeeee, vencedora da edição do prémio Ecotrophelia.

Maria Adelaide Olim, do Mestrado em Biotecnologia – Ramo Biotecnologia Alimentar, e Bárbara Vitoriano, do Mestrado em Design, desenvolveram um preparado fermentado de aquafaba, isto é, água de cozedura de leguminosas, com uma camada de geleia de laranja, polvilhado com pólen apícola.

As leguminosas usadas são o grão de bico, feijão vermelho e feijão preto, as mais comuns na dieta mediterrânica.

Barbara Vitoriano explica que se trata de seguir princípios da economia circular com aproveitamento de aparentes resíduos. (com áudio)

Em cada embalagem, o pólen apícola está na zona superior e encontra-se embalado numa película de plástico biodegradável à base de amido da batata, proveniente de subprodutos da indústria da batata frita, resultantes do projeto de copromoção “Potatoplastic”.

No momento do consumo, o pólen é usado para polvilhar o produto. A ideia é misturar e envolver todas as texturas e sabores.

No preparado foi também utilizado yacon, um produto ainda desconhecido pela maior parte da população portuguesa, dado que se trata de uma planta originária da Cordilheira dos Andes, já cultivada entre as serras da Estrela e do Caramulo pela empresa Yacon Portugal, cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina.

A proposta apela a hábitos responsáveis, incentivando à redução do desperdício na indústria alimentar (casos da casca de laranja, da água de cozedura de leguminosas e das raízes de yacon).

As embalagens colecionáveis de cartão reciclado contêm informação educativa narrada por personagens que, de forma lúdica, esclarecem os consumidores sobre os ingredientes dos produtos.

Os professores/mentores realçam a complementaridade criada através da formação de uma equipa interdisciplinar cruzando as disciplinas do Design e da Química Alimentar, fruto da organização departamental da Universidade de Aveiro, que cria proximidade entre docentes e estudantes.

Barbara Vitoriano destaca essa aprendizagem sobre a importância do design de produto. (com áudio)

O objetivo agora é chegar ao mercado, embora Bárbara Vitoriano reconheça que ainda há muito trabalho pela frente, nomeadamente, ao nível do melhoramento do produto e dos contactos com a indústria e da captação de investidores.