Mar Film Festival regressa, esta noite, com edição especial.

2020-10-24 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Mar Film Festival regressa, esta noite, com edição especial.

O Mar Film Festival está de volta com novas datas, após adiamento do evento, habitualmente realizado em abril.

A 4.ª edição do Mar Film Festival, uma edição especial devido ao contexto atual, vai estender-se por quatro fins de semana, com exibição dos filmes aos sábados, às 21h30, entre 24 de outubro e 14 de novembro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, integrando ainda uma conversa relacionada com a temática exibida e moderada por personalidades ligadas ao cinema e à imagem, nomeadamente realizadores ou fotógrafos.

O Festival abre, esta noite, com “Oceanos”, um documentário de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, que revela diversos mistérios escondidos nas águas, hábitos de vida das criaturas marinhas e os perigos que as cercam. O filme será comentado por Luís Menezes Pinheiro, do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO).

No sábado seguinte, 31 de outubro, é exibido “Mar”, um filme português com Maria de Medeiros, Pedro Cabrita Reis, Nuno Lopes, Catarina Wallenstein, Augusto Amado, Marcelo Urgeghe, Cassiano Carneiro, José Nascimento e Dinis Gomes.

Este drama, apresentado no Mar Film Festival pela própria realizadora, Margarida Gil, conta a história de Francisca, mãe em desnorteio pelo desaparecimento do filho, que embarca no veleiro “À Flor do Mar”, numa viagem atribulada, onde surgem reminiscências da epopeia marítima portuguesa e um embate com o drama dos refugiados.

A 7 de novembro, a noite de cinema abre com uma curta metragem de animação, “Os Olhos do Farol”, que conta a história da filha do faroleiro. Isolada, com o pai, numa ilha rochosa, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objetos que dão à praia.

O realizador, Pedro Serrazina, vai estar presente durante a exibição para apresentar a sua curta e a longa-metragem que se é exibida de seguida, “O Farol”, de Robert Eggers, com Robert Pattinson, Willem Dafoe e Valeriia Karaman. Vagamente baseado numa história real, este drama sobre isolamento e loucura, retrata a tempestuosa relação entre um ajudante de faroleiro e o encarregado do farol, marcada por provocações, conflitos e algumas confidências, até aos limites da insanidade.

“Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar” é exibido a 14 de novembro. Produzido pelo Município de Estarreja, este documentário revela a natureza em todo o seu esplendor e desvenda um cenário que nem todos têm a consciência, da vida que desperta nas águas e nos habitats que lhes estão associados no Baixo Vouga Lagunar. O realizador, Daniel Pinheiro, vai estar presente no auditório para apresentar o documentário, acompanhado de Victor Bandeira, biólogo do CESAM – Universidade de Aveiro.

A secção “Competição”, agendada para a tarde 15 de novembro, encerra o festival, com a apresentação dos filmes concorrentes do Novas Vistas Lumière e do Memórias RiaMar, terminando com a entrega dos respetivos prémios.

O Mar Film Festival 2020 chega também aos mais novos com uma oficina de cinema para crianças dos 6 aos 10 anos - “Mar, a última fronteira” - concebida e orientada por Cláudia Alves, que se realizará a 14 de novembro, repartida em duas sessões, às 10:30 e às 14:30.

As inscrições são gratuitas e decorrem até 11 de novembro, podendo realizar-se através do número 234 329 990 ou, por email, para marfilmfestival@cm-ilhavo.pt. Com inspiração na personagem Keaton em “The Cameraman”, de Edward Sedgwick, esta oficina ensina as crianças a construir um protótipo de uma máquina de filmar, aprendendo como é possível captar a realidade à nossa volta, com várias peripécias à mistura.

A edição 2020 do Mar Film Festival continuará a apoiar e a apresentar o cinema do mar, lançando uma nova abordagem às secções que organizam a agenda do festival.

A partir de agora, o festival assume o “Mar” por completo, valorizando a “Estética” que os patrimónios do mar oferecem a esta arte, e realçando uma efeméride ou elemento, sempre que se justifique, categorizando-a como “Especial”. Além disso, mantém-se a “Competição”.

A entrada no festival é gratuita, limitada a 60 pessoas por sessão, cumprindo-se todas as normas indicadas pela Direção Geral de Saúde.

Reservas e outras informações devem ser procuradas através do e-mail marfilmfestival@cm-ilhavo.pt.

O programa, sinopses, trailers e outras informações sobre o Mar Film Festival podem ser consultados no site www.marfilmfestival.pt.