Mar agitado até sábado.

2021-01-22 07:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento excecional das condições meteorológicas e de agitação marítima, na costa norte de Portugal Continental, até este sábado às 18h00.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de dez metros, com período médio entre dez e 12 segundos.

O vento poderá registar intensidade média superior a 70 Km/h e rajadas superiores a 100 Km/h, provenientes do quadrante Noroeste.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

À população em geral, relembramos que se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.