Manuel Assunção assume vice presidência do CRUP.

2017-11-13 09:16

Categoria: 

Concelho: 

Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, assume a vice-presidência do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

António Fontainhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro (UA), assumem esta segunda, a presidência e a vice-presidência do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). António Cunha, da Universidade do Minho, deixa o cargo.

Eleitos em outubro pelo plenário de reitores, os novos responsáveis pelos destinos do CRUP elegem como prioridades para o triénio 2017/2020 o reforço da atividade institucional e política do CRUP na defesa dos interesses das universidades.

“A defesa de um papel determinante na elaboração das políticas públicas para o Ensino Superior e a Ciência, bem como o desenvolvimento de uma estratégia coesa e sustentável para a correção do subfinanciamento crónico das universidades” é outra das missões que o Reitor da UTAD leva para a presidência do órgão que representa o conjunto das universidades públicas, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, num total de 15 instituições de ensino superior.

De igual modo, aponta o comunicado do CRUP, “a definição de um papel ativo, coeso e determinado na preparação do próximo quadro comunitário que favoreça a centralidade das universidades no desenvolvimento das regiões e do país devem ainda constituir focos de atenção nas atividades futuras”.

Constituem ainda preocupações do novo presidente do CRUP a consolidação das iniciativas de internacionalização do sistema universitário e o fortalecimento da presença das universidades em organismos internacionais. Nesse propósito, Manuel António Assunção volta a assumir por mais três anos a coordenação da Comissão Especializada de Internacionalização do CRUP.

Texto: UA

Foto: Litoral Magazine