Maioridade: Procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes e Sarau da Maioridade animam fim-de-semana.

2017-09-16 08:51

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A festa em honra da Nossa Senhora dos Navegantes celebra-se este fim-de-semana na Gafanha da Nazaré.

Organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e pela Paróquia, com a colaboração da APA (Administração do Porto de Aveiro), da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), esta tradição é conhecidam, sobretudo, pela sua procissão na Ria de Aveiro.

Na Semana da Maior Idade hoje há caminhada “Um passo pelo Alzheimer, às 10h, Caminho do Praião, Gafanha da Encarnação, aula de Relaxamento, às 11h, no Largo da Bruxa, na Gafanha da Encarnação, com avaliações do estado de saúde por parte da Unidade de Cuidados na Comunidade “Laços de Mar e Ria” e às 21h00 no VIII Sarau Maioridade na Casa Cultura Ílhavo.

No domingo às 16h30 há Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes no Forte da Barra e celebração da Santa Missa, atuação da Banda de Música Filarmónica Gafanhense e início do Festival de Folclore.

Alfredo Ferreira da Silva, do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, lembra que a procissão recria, também simbolicamente, a forma como as famílais celebravam o regresso dos pescadores da faina (com áudio).