Maior iniciativa de voluntariado corporativo passou por Sever do Vouga.

2018-10-18 16:57

Categoria: 

Concelho: 

"Trocaram os seus locais de trabalho por um dia de voluntariado com vista a preservar o património ambiental e cultural". No dia 12 de Outubro, Sever do Vouga foi um dos onze locais em que decorreu a 13.ª edição do GIRO (GRACE, Intervir, Recuperar, Organizar). Um desafio lançado pelo GRACE-Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Com o objetivo de celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, o GRACE organizou a maior ação de voluntariado corporativo do país. Com 59 empresas associadas, duas instituições convidadas e mais de 860 profissionais, foram realizadas ações em Santo Tirso, Penafiel, Mata do Bussaco, Oeiras, Monsanto, Mouraria, Cais Palafítico, Loulé, Açores e Madeira. Em Sever do Vouga, a intervenção decorreu na Serra do Arestal, mais precisamente num troço do percurso pedestre “PR1-Caminhos de S. Tiago” e contou com a participação de colaboradores da A. Silva Matos, Fundação Mão Amiga, Prio, Câmara Municipal de Sever do Vouga e Universidade de Aveiro.

Além de limparem e removerem o lixo florestal, os voluntários renovaram a pintura da sinalética do percurso pedestre. Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, tratou-se de uma iniciativa com especial significado, tendo em conta a importância da rede de percursos pedestres para o desenvolvimento do turismo no concelho. “Desde há uma década a esta parte, temos tido na nossa política de ação, a preocupação de criar condições de visitação e promoção do território, apostando no resgaste de alguns antigos caminhos e na implementação de outros, que permitam aos aficionados do pedestrianismo adentrar por terras de Sever, vivenciando experiências autênticas de comunicação com a Natureza, o património histórico/cultural, as aldeias e as suas gentes hospitaleiras”, refere Graciela Figueiredo, técnica responsável pela área do Turismo, que coordenou a logística da ação de voluntariado no concelho.