Madjer apoia Bosque Madiba na Mata do Buçaco.

2023-05-11 19:05

Categoria: 

Concelho: 

O projeto do Bosque Madiba que une a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Bussaco (FMB), foi apresentado em 2019, na presença do neto de Nelson Mandela, Ndaba Mandela, no Buçaco.

Este espaço pretende contar a vida do líder histórico sul-africano através de 100 árvores, cada uma delas ligada a uma passagem da vida de Mandela, também apelidado de "Madiba", estando projetada ainda com uma área dedicada às crianças, será uma instalação para que os mais pequenos aprendam a andar de bicicleta.

Os visitantes serão recebidos por uma silhueta gigante de Mandela no solo feita com materiais naturais reaproveitados, num espaço projetado para promover e manter algumas espécies portuguesas, autóctones.

Em 2021, coube à Academia de Líderes Ubuntu, pelas mãos de Rui Marques, diretor do IPAV receber a árvore nº 64 do Bosque Madiba. Esta academia é um projeto dinamizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) que se inspira no legado do líder histórico para defender o desenvolvimento humano assente em cinco pilares: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço.

Vítor Baía e a sua Fundação, Vítor Baía 99, receberam em 2022, um número que representa bastante na linha de vida do líder sul africano. Em 1999, Mandela retirou-se da vida publica e política, e foi viver para a sua terra natal, a aldeia de Qunu, onde cria uma fundação em defesa dos direitos humanos. Mandela governou a África do Sul de 1994 até 1999, preparando a população com o sentimento da conciliação nacional.

Agora é a vez de João Vítor Tavares Saraiva, mais conhecido por Madjer, Futebolista Profissional de Futebol de Praia, receber esta distinção, cabendo-lhe a árvore nº 7.

Madjer, é o jogador mais premiado em toda a história da competição internacional de futebol de praia, e que em 2019, foi considerado o melhor jogador de futebol de praia de todos os tempos.

A partir de agora Madjer fará parte da história do Bosque Madiba, um espaço único no Mundo, reforçando também o esforço em tornar a Mata Nacional do Buçaco em património Mundial da Unesco, estando atualmente a ser preparada uma candidatura pela Fundação Mata do Bussaco.