Luís Severo, Capitão Fausto, Camané e Mário Laginha na agenda cultural de Ílhavo em 2020.

2019-12-19 08:16

Categoria: 

Concelho: 

O primeiro trimestre de 2020 no 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, apresenta concertos de Luís Severo, Capitão Fausto, Camané e Mário Laginha, o encontro Territórios públicos, o festival Palheta e a residência artística dos Linda Martini.

Duas dezenas de espetáculos, um ciclo de concertos de cordas, sete residências artísticas, várias formações, visitas, um encontro de serviços educativos e ainda o festival de marionetas Palheta são os planos para os primeiros meses do ano em Ílhavo.

O 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, volta a apostar em nomes fortes para a sua programação, incluindo logo em janeiro os Capitão Fausto (18 janeiro) e Luís Severo (26 janeiro) nos destaques e, mais tarde, a 8 de fevereiro, o encontro de Camané e Mário Laginha nos palcos para apresentar “Aqui está-se sossegado”.

O concerto de Luís Severo, a solo, integra-se no ciclo de concertos Acorda à Tarde, que incluirá ainda os espetáculos de MOMO (23 de fevereiro), Toty Sa’Med (15 de março) e Kimi Djabaté (29 março).

No início de fevereiro (7 e 8), destaque para o encontro de serviços educativos e mediação, o Territórios Públicos, que reúne no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, e noutros espaços do Município, como o Museu Marítimo de Ílhavo e a Biblioteca Municipal de Ílhavo, vários profissionais dessas áreas para debater e refletir sobre boas práticas.

“Antiprincesas” (2 de fevereiro), de Cláudia Gaiolas, é uma criação para os mais novos, inspirada em grandes mulheres que não tinham o título de princesas, mas ficaram conhecidas por grandes feitos.

A companhia Cão Solteiro leva a sua última criação, “Could be Worse”, à Casa da Cultura de Ílhavo (15 de fevereiro).

Uma semana depois, e ainda nas áreas performativas, a “Civilização” de Lígia Soares (21 de fevereiro) antecipa o Carnaval trabalhando com os cardadores de Vale de Ílhavo.

“Democracy has been detected”, da Momento – Artistas Independentes, regressa a Ílhavo depois da residência artística em novembro deste ano, para apresentar o espetáculo na Gafanha da Nazaré (13 março).

De 5 a 8 de maio, o festival Palheta, de Robertos e Marionetas, volta a ocupar vários espaços da Gafanha da Nazaré, com uma programação ainda mais vasta e com mais alcance. Continuam também as visitas de arquitetura “Olhar por Dentro”, no último fim-de-semana de cada mês, numa organização do 23 Milhas e da Talkie Walkie.

Nas residências artísticas, que estes três meses contam com sete, destaque para a dos Linda Martini, que terminam o seu novo disco na Gafanha da Nazaré, em fevereiro.

Toda a programação vai ficando disponível online em www.23milhas.pt e nas redes sociais do projeto. Os bilhetes para os espetáculos de janeiro estão à venda nas bilheteiras físicas e online, na plataforma da BOL.