Luís Pato distinguido com nota máxima na Wine Advocate.

2018-11-07 07:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O crítico Mark Squires, responsável pela avaliação das referências vínicas de Portugal na Wine Advocate, fundada por Robert Parker, voltou a colocar um vinho da Bairrada na nota mais alta.

Depois de ter distinguido o 'Nossa Calcário Baga 2015', de Filipa Pato, ao qual atribuiu 96 pontos, agora é ao pai, Luís Pato, que atribui a nota máxima com o ‘Quinta do Ribeirinho Pé Franco tinto 2011’.

Trata-se de um DO Bairrada da propriedade secular de Luís Pato, o decano da produção vínica da região. Segundo Mark Squires, este tinto feito a partir da casta Baga “é tão grande e poderoso”, para além de que “mostra um nível de concentração que é rara na Bairrada, o que é bastante surpreendente”.

O crítico norte-americano recomenda a degustação deste vinho em 2030. O produtor é conhecido pelo rigor e pela relação emocional estabelecida com a produção de vinho (com áudio).

Com 93 pontos, a Bairrada destaca a prestação do ‘Campolargo Borga branco 2012’, um espumante de Chardonnay e Pinot Noir que Squires define como “fresco e complexo, com um grande final de boca”.

A assinalar também o facto de se contarem 57 vinhos, todos eles certificados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, com pontuações entre os 90 e 96 pontos.

Destaque ainda para os 95+ pontos também para um vinho de Luís Pato (Quinta do Ribeirinho Pé Franco tinto 2015) e para os 95 pontos de Mário Sérgio Nuno (Quinta das Bágeiras Garrafeira tinto 2011) e Quinta de Baixo (Quinta de Baixo Lagoas tinto 2016).