Localização da Festa do Pão de Vale de Ílhavo criticada pela Direcção de "Os Baldas".

2023-03-17 18:07

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Direcção de 'Os Baldas', em declarações registadas esta tarde pela Terra Nova, criticou a localização escolhida pela Câmara de Ílhavo para a realização da Festa do Pão de Vale de Ílhavo que abre, oficialmente, no sábado, em dia “dedicado ao público em geral”.

O evento desce de Vale de Ílhavo ao centro da cidade mas os produtores preferiam estar "em casa".

A logística do evento é o principal fator que leva a essa consideração uma vez que os produtores preferiam trabalhar nas suas próprias instalaões em Vale de Ílhavo. 

João Torrão diz que o evento está a ser, por enquanto, “muito concorrido” nestes dias dedicados ao público escolar e da maioridade mas o local “não é o melhor” (com áudio)

A expetativa aponta para muito público durante o fim de semana.

Em 2022 foram cerca de 14 mil pessoas e dificuldade para responder à presença de público tão numeroso.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, faz a abertura da Festa do Pão de Vale de Ílhavo, às 14h30, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, com todas as padeiras e moagens participantes presentes.

A Festa do Pão encerra no domingo, às 19h00, na Casa da Cultura de Ílhavo, com um espetáculo público.

Para os Baldas, este é um momento que permite mostrar a arte de fazer pão e sensibilizar para a importância de manter a atividade.

Algo que, segundo João Torrão, é cada vz mais díficil devido às exigências colocadas no licenciamento de uma padaria (com áudio)

Entrevistado pela Terra Nova, no espaço dos Baldas, no Jardim Henriqueta Maia, João Torrão falou das características especiais do fabrico tradicional (com áudio)