Lília Gala assina o livro “Troviscal, laços de História”.

2023-11-28 09:36

Categoria: 

Concelho: 

Lília Gala assina o livro “Troviscal, laços de História”, que aborda as tradições daquela região bairradina.

A monografia foi editada pela autarquia de Oliveira do Bairro e apresentada no fim de semana na Casa do Povo do Troviscal na presença de cerca de 200 pessoas.

O espaço foi decorado pela escritora, que recriou alguns dos cenários e ambientes de outrora descritos no seu livro.

A apresentação da obra foi feita pelo também escritor Grangeia Seabra, contando ainda com Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, que escreveu o prefácio.

Para a vereadora, “as tradições são parte identitária de qualquer povo, razão pela qual considero esta obra de Lília Gala um trabalho de superior importância e que constitui um valioso contributo para a compreensão e preservação do património cultural do nosso Concelho”.

Nas palavras de Lília Gala, este livro pretende “perpetuar a vida difícil das gentes rurais e prestar a minha homenagem a esses homens que lutaram até lhes faltar o fôlego, à chuva, ao vento e ao frio, para que nunca faltasse o pão na mesa das suas famílias.”

“Troviscal, laços de História”, a segunda obra de Lília Gala, depois de ter lançado “Na poesia me embalo”, em 2022, dá a conhecer, de forma abrangente e detalhada, aspetos da história e cultura da sua terra natal, em formato monografia.

Lília Maria Gala Rodrigues dos Santos, nasceu na rural e pacata aldeia da Póvoa do Carreiro, Troviscal, que pertence atualmente à União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.

Começou o seu percurso académico na Escola Primária do Troviscal, em 1959, tendo passado pelo Colégio Gil Vicente, hoje EB Frei Gil, em Bustos, e depois pelo Colégio do Infante (Escola Secundária de Oliveira do Bairro), tendo concluído o Curso do Magistério Primário, em Coimbra, hoje Escola Superior de Educação, em 1974.

Mais tarde, como trabalhador-estudante, concluiu a licenciatura na Escola Jean Piaget, em Arcozelo, Gaia.

 

foto: Reliquias da Bairrada