Laboratório do Envelhecimento e Universidades estudam relação entre desigualdades sócio-espaciais e vida das pessoas com demência.

2023-01-16 15:16

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório do Envelhecimento do Município de Ílhavo apresenta os projetos e iniciativas para o primeiro trimestre do ano.

Na vertente da Investigação, o enfoque será na intervenção na área das demências, através do projeto SINDIA (Desigualdades Sócio-Espaciais na Demência), que se propõe a estudar a relação entre as desigualdades sócio-espaciais e a vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores informais.

Projeto em desenvolvimento nos próximos três anos.

Esta investigação integra um consórcio constituído por universidades portuguesas e do Reino Unido (Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Liverpool e Universidade de Lancaster).

Outro projeto de investigação a implementar será o “Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência”, que avaliará o impacto do “storytelling” interativo nas pessoas com demência. Este projeto será liderado pela Universidade de Aveiro.

A componente da Formação Certificada assumirá, também, um papel de destaque na programação do trimestre.

A entidade “Aproximar” irá promover uma formação intitulada "A Mobilização da Comunidade para apoiar os cidadãos mais velhos", tendo como objetivos principais reforçar conhecimentos sobre o cidadão mais velho na sociedade atual, promover os conceitos de envelhecimento saudável e de envolvimento comunitário, desenvolver modelos e estratégias para a criação de uma rede de apoio aos mais velhos e promover a adoção de novas tecnologias na mobilização da comunidade.

Os destinatários são profissionais das áreas sociais e da saúde, bem como de qualquer organização (pública, privada ou com fins não lucrativos) com interesse em contribuir para a sua comunidade.

Nos primeiros três meses do ano prosseguem os projetos e as ações Oficina “Regras em Inglês!", “JOGA”, “Maiores na Mente” e o podcast "Ouve bem o que te digo!" que junta mulheres mais velhas numa conversa sobre temas diversos e “Fala!", uma iniciativa de discussão de temas de interesse na área do envelhecimento.

Na vertente da Criação, em que predomina o desenvolvimento de projetos de criação artística, com orientação de artistas e pessoas mais velhas, destaque para a Exposição de Pintura “Preciosidades da Minha Lúcia”, com inauguração marcada para 8 de fevereiro, “Retratar os Processos de Pintura – Oficina de Pintura”, “Curso de Capacitação digital para Artesãos (maiores de 50 anos), para uma maior eficácia na comercialização dos seus produtos, com certificado de formação profissional” (dias 16 e 26 de janeiro e 13 e 20 de fevereiro), “Avó Sai da Caixa” (terças feiras) e “Aprende a Tricotar” (às quintas-feiras).