Laboratório do Envelhecimento abre esta semana em Ílhavo.

2021-11-23 17:06

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo vai colocar em funcionamento, esta quarta-feira, dia 24, o Laboratório do Envelhecimento que terá como foco a criação artística e o desenvolvimento de projetos de investigação no campo do envelhecimento.

Este novo equipamento municipal irá funcionar na antiga Unidade de Surdos de Ílhavo, no Beco Ferreira Gordo, ao lado na EB 1 de Ílhavo, e já tem atividades para esta semana de estreia.

A primeira acontece esta quarta-feira, dia 24, às 15h, com uma visita ao espaço e uma sessão de trabalho com técnicos da área do envelhecimento. Os trabalhos terão início com uma conversa sobre o tema "Importância das Novas Respostas Sociais", orientada por Joana Ferreira, enfermeira e especialista na temática do envelhecimento.

Na quinta-feira, dia 25, às 14h45, irá decorrer uma ação de formação individualizada, que permitirá aos mais velhos darem os primeiros passos na Internet. Como criar uma conta de email ou nas redes sociais, como criar e recuperar uma palavra passe, fazer pesquisas e proteger dados pessoais na internet serão algumas das noções abordadas.

Ao longo dos dois próximos meses, o Laboratório do Envelhecimento desafia os parceiros - instituições, universidades e empresas - e a comunidade a participarem no "Laboratório em Construção”, partilhando ideias para o desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazo em torno de três eixos fulcrais: Criação, Conhecimento e Investigação.

A inauguração do Laboratório do Envelhecimento terá lugar em janeiro de 2022.

Ainda a Câmara Municipal de Ílhavo, através do Núcleo da Maior Idade e Envelhecimento Ativo e em a parceria com o Programa Nacional de Capacitação Digital Para Adultos, irá desenvolver uma ação de formação, gratuita, para os seniores do município. Esta iniciativa realiza-se no âmbito programa nacional "Eu Sou Digital", que tem como objetivo capacitar um milhão de portugueses para combater a infoexclusão.

As inscrições para a formação são gratuitas.