Laboratório Cívico começa um debate sobre projetos de inovação comunitária em Aveiro.

2022-04-12 15:58

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório de Cidadania Intercultural de Aveiro já definiu calendário para nova série de encontros participativos, com estudantes africanos lusófonos, estudantes não africanos, associações, comunidade africana e professores da UA, para construir projetos de intervenção comunitária.

Depois do diagnóstico participativo prepara-se para dar início à construção de projetos de inovação comunitária.

Esta quarta, dia 13, marca a abertura de um conjunto de encontros com edições a 13, 16 e 20 Abril.

A língua portuguesa é a plataforma comum para juntar estudantes, antigos estudantes e profissionais de vários cantos do mundo (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal).

“Talento, competências, vontade e ação” são os pilares que sustentam o LABIC Aveiro, um laboratório de cidadania intercultural que visa promover a integração dos cidadãos africanos lusófonos (https://www.facebook.com/labicaveiro/).

Após a elaboração do diagnóstico participativo, os jovens participantes do laboratório arregaçaram as mangas e começaram a construir projetos de inovação comunitária que serão trabalhados nas próximas semanas.

Plataforma de informação de apoio ao acolhimento; desporto como forma de envolvimento na comunidade; expressões artísticas multiculturais; reforço da oferta de formação (português, TICE, inglês e outras áreas); valorização económica e cultural da gastronomia africana e apoio na empregabilidade são algumas das propostas em análise.

O encontro desta quarta realiza-se, às 18h00, na UA Intercultural; o de sábado, dia 16, na sede da Mon na Mon e o de dia 20 de Abril na UA Intercultural.

O LABIC Aveiro é um projeto de cidadania participativa com o grande propósito de contribuir para a integração social, académica, cultural e profissional dos africanos residentes em Aveiro.

O laboratório de cidadania intercultural é um esforço conjunto da Universidade de Aveiro, Associação Mon Na Mon, Fundação Aga Khan, AIDA-Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e Grupo Prifer, apoiado pelo programa “Parcerias para o Impacto” da Portugal Inovação Social (https://inovacaosocial.portugal2020.pt/).