Juntas deixa mensagem contra a violência no namoro.

2020-02-15 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento “Juntas” assinalou o Dia dos Namorados na Ponte dos Laços (Fórum Aveiro)

Uma forma de alertar para violência disfarçada de amor.

“Violência essa que se manifesta através de comportamentos de controlo e domínio quer por meios físicos, psicológicos, sociais e/ou sexuais no namoro, causando sofrimento e danos na saúde e desenvolvimento da vítima”.

A JUNTAS quis deixar essa mensagem de condenação a qualquer tipo de violência no namoro, deixando mensagens de sensibilização numa das pontes mais conhecidas e romantizadas da cidade de Aveiro, apelando a que estes casos, tão comuns entre jovens, sejam denunciados e não ignorados ou normalizados.

Segundo o estudo da União de Mulheres Alternativa e Resposta, salienta-se que a “legitimação” é ainda mais elevada nas jovens que reportaram alguns dos indicadores de vitimação (75%).

A partir dos resultados apresentados no estudo, compreende-se que a violência no namoro está presente quer pela experiência vivida nos relacionamentos íntimos — com a vitimação entre 11% (violência física) e 34% (violência psicológica) - quer pela legitimação e naturalização destes comportamentos, sendo esta ultima maior nos rapazes do que nas raparigas.

Em relação à violência sexual, a diferença entre rapazes e raparigas é significativa, uma vez que a legitimação destes comportamentos, pelos rapazes é de 34% e, pelas raparigas, de 15%.

Os comportamentos de controlo apresentam-se como os mais legitimados, por jovens de ambos os sexos (27%), sendo a proibição de vestir determinadas peças de roupa o comportamento mais legitimado (36% dos/as jovens).