Junta de Freguesia de São Salvador apresenta espólio documental.

2020-07-02 15:16

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Salvador apresenta publicamente o seu espólio documental, dos finais do século XIX até à atualidade, este sábado, dia 4, às 10h, na sua sede.

Entre maio de 2019 e fevereiro de 2020, a Junta de Freguesia iniciou o projeto de recuperação, conservação e organização do arquivo e outra documentação, assim como digitalização e disponibilização das unidades de instalação mais antigas.

Este projeto de organização arquivística teve como propósito "inventariar, recuperar e salvaguardar" o espólio documental, para colocar ao serviço da comunidade científica e cultural as fontes históricas da atuação na Freguesia que, de outro modo, permaneciam desconhecidas ou perdidas definitivamente.

O Arquivo da Junta de Freguesia de Ílhavo é depositário de inúmera documentação proveniente das atividades dos Ilhavenses ao longo dos tempos.

É constituído por várias séries documentais provenientes da secretaria e da tesouraria, para além de ser completado e enriquecido por alguns livros antigos de atas que permitem conhecer um pouco a história da Freguesia e correspondência vária com o município, instituições e com diversas associações culturais e desportivas concelhias.

Este novo instrumento de pesquisa foi concebido com o objetivo de facilitar a identificação da documentação conservada e garantir a recuperação da informação contida nos documentos, proporcionando uma consulta mais rápida e eficaz.

O evento pode ser assistido presencialmente na sede (a entrada é limitada a 10 pessoas e carece de inscrição prévia para: geral@freguesiassalvador.pt e 234 321 725) e online, na página de Facebook da Junta de Freguesia de São Salvador que assegurará a transmissão em direto.