Jovens em formação vão produzir conteúdos sobre ambiente na região de Aveiro.

2020-12-05 07:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) está a formar jovens do município de Aveiro nos temas de Educação Ambiental e educomunicação no âmbito da Agência Jovem de Notícias.

A AJN tem como suporte um portal de notícias feito por e para adolescentes e jovens, criado pela ONG Viração Educomunicação e está representada em Portugal pela ASPEA que está a iniciar a criação de um núcleo de correspondentes da rede internacional da Agência Jovem de Notícias, em Aveiro.

O objetivo passa por “ampliar o alcance das vozes de jovens comunicadores”, a fim de que “se encontrem entre si e promovam o diálogo em torno de temas relevantes para a juventude e para a sociedade como um todo”.

A formação de 25 horas já contou com vários oradores nacionais e internacionais e abordou temas como as bases do jornalismo participativo, edição de vídeo e estratégia de social media, entre outros.

O projeto de formação para correspondentes da AJN, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, através do PMAA 2020, está a formar 10 jovens dos 14 aos 17 anos.

Cristina, uma das jovens em formação, já deu o seu testemunho sobre as motivações para a participação neste projeto.

“Apesar de não ser jornalismo que quero seguir profissionalmente acho que a arte de comunicar é algo que me desperta imenso a atenção. Com este curso consegui aumentar imenso os meus conhecimentos nesta área e despertou em mim mais vontade de aprender neste ramo.”

Um dos objetivos deste curso é que os jovens ganhem as capacidades necessárias para colaborarem com a Agência Jovem de Notícias - Portugal, cobrindo eventos relacionados com o ambiente, fazendo entrevistas a figuras relevantes nesta área e produzindo materiais de Educação Ambiental.

Ana Sofia Henriques, coordenadora da Agência Jovem de Notícias Portugal, admite que Aveiro terá o seu lugar na agência com os jovens mais conhecedores e prontos a valorizar o território aveirense, com conteúdos sobre diferentes temas ambientais alusivos ao território.