Jovens de Aveiro concluíram formação no âmbito da Agência Jovem de Notícias.

2020-12-31 09:51

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de 10 jovens de Aveiro concluíram a formação no âmbito da Agência Jovem de Notícias (AJN), coordenada, em Portugal, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Esta formação surge no âmbito de um projeto de capacitação de jovens do município de Aveiro para integrarem a rede de correspondentes da AJN Internacional e contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, através do PMAA2020.

A última sessão decorreu na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa com o módulo de formação em “Media Training” e englobou uma parte teórica e outra prática.

Os jovens tiveram a oportunidade de estar em estúdio e aprender mais sobre a arte de comunicar.

“Envolver os jovens na área da comunicação social é muito importante, pois este é um excelente caminho para reforçar o papel da Educação Ambiental na sociedade, em particular junto dos jovens. Através da AJN, os jovens têm a oportunidade de partilharem o seu ponto de vista e as suas ideias, tendo esta formação proporcionado algumas ferramentas que serão essenciais neste processo” explicou a coordenadora da AJN, Ana Sofia Henriques.

Os futuros “profissionais” em Educomunicação, que participaram nesta sessão de formação teórico-prática, têm, agora, a tarefa de integrar a rede internacional à qual pertence a AJN, levando assim notícias sobre a região de Aveiro a todo o mundo.

“Estar à frente das câmaras no estúdio foi uma realidade diferente do que estou habituado. Tinha de fazer tudo perfeito e saber o que ia dizer, então foi um pouco complicado. Mas consegui ter uma boa experiência, que tenho a certeza que será inesquecível”, disse Manuel, um dos jovens participantes.

A Agência Jovem de Notícias é uma rede internacional que surgiu no Brasil em 2005 e está hoje presente em 5 países.

Em Portugal, estabeleceu-se através da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, e junta jovens de diferentes zonas do país.

O objetivo da AJN é criar ligações entre jovens, dando-lhes uma plataforma para escreverem notícias, fazerem entrevistas ou qualquer outra via de comunicação de modo a partilharem com outros jovens a sua perspetiva em relação a questões ambientais