Jovens de Aveiro assumem "Missão Solidária".

2020-04-17 13:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A “Missão Cuida +” tem 8 jovens mobilizados no apoio aos Aveirenses e os estudantes afirmam que a crise sanitária foi a inspiração para apoiar pessoas no distrito de Aveiro.

Vocacionado para cidadãos em isolamento, como resposta social, aborda uma questão pouco evidenciada como a “pobreza envergonhada”.

Afonso Pereira explica que se trata de uma resposta de emergência (com áudio).

“Algumas já tinham essa carência e há os casos de pessoas em lay-off o que veio agravar os problemas”.

Prioritariamente vocacionados para o concelho de veiro, o movimento chega a vários locais mas sempre com indicação de instituições de referência (com áudio).

“Temos uma parceria com a autarquia e a Fundação Padre Félix (São Bernardo) que nos indicam famílias que necessitam de apoio. Hoje estivemos na Fundação na entrega de cabazes. Quando é com a autarquia vamos diretos às casas das pessoas”.

Os estudantes universitários assumem que o movimento surgiu no contexto da pandemia (com áudio).

“Somos jovens, em idade escolar, e começamos isto no sentido de apoiar as pessoas em quarentena. Estamos na Faculdade e não é fácil manter depois do regresso às aulas. Mas atendendo ao impacto vamos ver como poderemos continuar a apoiar”.

Da sociedade civil diz estar a receber sinais de confiança com ofertas que depois reencaminha para instituições e famílias carenciadas.

“Nunca pensaríamos que iríamos ter as doações, parcerias e apoios que estamos a receber. Esta é uma Missão para ajudar as pessoas”.

Um movimento que nasceu da iniciativa de jovens e que começa a fazer escola no país de onde chegam propostas de adesão e de criação de novos núcleos.

“Temos mensagens de outros jovens a aderir à causa e a tentarem desenvolver nas suas áreas este projeto. Isto é para quem não procura reconhecimento. Quem estiver disposto a gestos simples mas com impacto”.