Jovem português desaparecido em França foi encontrado pela polícia. (JN)

2018-10-25 15:46

Categoria: 

Concelho: 

Tiago Pata, o jovem de 25 anos, da Gafanha da Nazaré, que estava em paradeiro incerto desde segunda-feira, nos arredores de Paris, foi encontrado, esta quinta-feira, pelas autoridades francesas.

A confirmação foi dada, ao JN, por Pedro, pai de Tiago, ao início desta tarde de quinta-feira.

Ao que tudo indica, o português estaria detido numa esquadra, há dois dias, não podendo, por isso, contactar a família.

Os contornos do caso estão ainda por esclarecer. E nem a família sabe, para já, o que se terá passado para Tiago ter deixado de dar notícias, desde segunda-feira, ao final do dia, quando, depois do trabalho, falou ao telefone com o pai a dizer que ia buscar piza para jantar e que depois iria beber uma cerveja a algum lado. "Avisaram-nos agora há pouco que ele está bem e está vivo. Parece que o encontraram perto da zona onde ele estava ficar [Maisons Laffitte] e estava há 48 horas detido. Por isso é que não sabíamos dele. Ele não sabe falar francês e os polícias também não o entendiam", explicou Pedro Pata, adiantando que ainda não sabem se o filho "foi assaltado, se lhe fizeram alguma coisa ou se se meteu em algum problema". "Ainda nem falámos. A única coisa que nos interessa agora é que ele está bem está vivo. O resto, o que tiver acontecido, logo se resolve. Não desejo a ninguém o que passámos nos últimos dias. Foi um desespero", desabafou o progenitor, agora aliviado.

Tiago tinha ido há duas semanas para França - onde permaneceria menos de um mês -, através da empresa na qual trabalha, na Gafanha da Nazaré. Foi com dois colegas e ficaram alojados em bungalows num parque de campismo, na zona de Maisons Laffitte. No domingo à noite, mandou uma mensagem ao pai a dizer para o progenitor ir à polícia e para ir ver se a namorada e a filha, com três meses, estavam bem. Não explicou porquê. No dia seguinte, depois do trabalho, a família perdeu o rasto do jovem. O telemóvel esteve desligado, ninguém sabia da carrinha da empresa, na qual tinha saído, e foram levantados pelo menos 500 euros do cartão bancário da empresa, que Tiago tinha em sua posse.

 

Fonte: JN