José Duarte assinala em Aveiro os 51 anos do “Cinco Minutos de Jazz”.

2017-02-21 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro assinala final dos 51 anos do “Cinco Minutos de Jazz” com José Duarte. O final das comemorações de meio século da mais antiga rubrica de divulgação de jazz da rádio portuguesa vai decorrer na Universidade de Aveiro (UA) com a presença do autor.

A doação à Universidade de Aveiro da coleção de fonogramas, filmes, vídeos, imagens fotográficas, manuscritos, entre outros documentos, do divulgador de jazz José Duarte foi determinante na fundação do Centro de Estudos de Jazz, em 2007.

A partir dessa data o Jazz conquistou cada vez mais centralidade na Universidade de Aveiro, nomeadamente com o projeto “Mensageiros do Jazz: O papel dos divulgadores de Jazz em Portugal no século XX” (financiado pela FCT) (2010-2013), com o alargamento ao jazz da área de especialização em Performance do Mestrado em Música, e com os estudos desenvolvidos e em curso no âmbito do Programa Doutoral em Música.

O conjunto de eventos, esta terça, inclui uma aula aberta, às 18h, uma exposição de cartazes do acervo doado por José Duarte à UA, um concerto do coletivo LUME e uma jam session.

A exposição com dezenas de cartazes do acervo doado à UA por José Duarte vai estar patente no átrio da Reitoria até 21 de março. A exposição, a inaugurar às 21h, intitulada "Pare Escute Olhe", tem curadoria de Hélder Bruno Martins, investigador do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Música e Dança (INET-MD).

Os cartazes de festivais e concertos, em Portugal e no estrangeiro, podem ser vistos também como a expressão gráfica de vários momentos do jazz e da sua evolução.

Sob o mote de um "Solo Improvisado", no mesmo dia, às 18h00, o próprio José Duarte dirigirá uma Aula Aberta, na Sala de Atos da Reitoria.

Sobre os LUME, coletivo escolhido para fechar o programa de atividades das comemorações da rubrica de divulgação “Cinco Minutos de Jazz”, explica o dossier de imprensa do coletivo: “O Lisbon Underground Music Ensemble (LUME) é um projeto criado e dirigido por Marco Barroso.

O ensemble de 15 instrumentistas é composto por alguns dos mais experientes músicos no jazz e música erudita portugueses. Espetáculo às 21h30 no auditório da Reitoria da UA. A este concerto, segue-se uma jam session aberta a todos os amantes do jazz, no átrio da Reitoria.

A rubrica "Cinco Minutos de Jazz", de, e apresentado por, José Duarte, começou precisamente a 21 de fevereiro. Corria o ano de 1966 e a rádio que o transmitia era a Renascença. Passou pela Rádio Comercial e mantém-se, desde 1993, na RTP-Antena 1, com incursões na RTP-Antena 2 pelo meio.