Jornadas de Pediatria prosseguem em Aveiro.

2015-07-10 15:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro acolhe a 6.ª edição das Jornadas de Pediatria. Com a organização da Associação de Saúde Infantil de Aveiro, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu, o encontro decorre no Hotel Meliá Ria.

Sob o tema central 'Olhar o Presente, Repensar o Futuro', estas Jornadas promovem "um espaço de reflexão e troca de experiências" entre Pediatras, Médicos de Medicina Geral e Familiar e Internos das respectivas especialidades.

'Tabus na Adolescência', 'Tuberculose: Uma história antiga, um problema de sempre', 'Falando Sobre Hematologia', 'Inquietações no primeiro ano de vida', estão são algumas das temáticas discutidas.

Paula Rocha reconhece que o decréscimo da natalidade na região aveirense "regista valores de quebra não tão acentuados como os verificados a nível nacional". Há dois anos o Distrito de Aveiro "foi o único que subiu a taxa de natalidade. Os outros diminuíram, ao contrário de nós. Aqui o decréscimo sente-se menos, actualmente", referiu. Para a directora do Serviço de Pediatria do Hospital de Aveiro, "existem expectativas elevadas" relativamente á realização destas Jornadas de Pediatria. Paula Rocha fala da "área dos adolescentes" como a mais problemática. (com áudio)

O recuo populacional português contraria a média da União Europeia (UE), cuja população cresceu 2,6 em cada mil habitantes (o equivalente a 0,26%) entre 1 de Janeiro de 2014 e 1 de Janeiro de 2015, segundo o Eurostat. Os dados do Gabinete de Estatísticas da UE mostram ainda que Portugal (com 0,5%) é um dos 12 estados-membros que perderam população, sendo que as maiores quebras se verificaram em Chipre (-1,29%), na Grécia (-0,84%), na Letónia (-0,77%) e na Lituânia (-0,76%).

O crescimento populacional foi assinalado em 16 países comunitários, a começar pelo Luxemburgo (2,39%), seguido da Suécia (1,06%), Malta (0,93%), Áustria (0,91%) e Dinamarca (0,75%).

Em 2014, houve 5,1 milhões de nascimentos e 4,9 milhões de mortes na UE. Segundo o Eurostat, a variação demográfica europeia corresponde essencialmente ao crescimento do saldo migratório.

 

Fonte: Eurostat