Jornada de visita anual ao Projeto Cabeço Santo promoveu balanço à atividade.

2019-05-14 07:07

Categoria: 

Concelho: 

Jornada de visita anual ao Projeto Cabeço Santo promoveu balanço à atividade nas áreas de intervenção, em Belazaima do Chão, Águeda.

A equipa do Cabeço Santo dinamizou uma visita guiada e gratuita para dar a conhecer este projeto de regeneração ecológica.

Os visitantes observaram os resultados e os desafios de um projeto de recuperação ecológica e paisagística, que visa a criação de um mosaico de áreas de conservação numa área que os promotores dizem ser intensamente aproveitada para o cultivo de uma “espécie exótica” (eucalipto).

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes habitats e de visitar as áreas de conservação unidas por corredores ecológicos, coincidentes com os cursos do ribeiro e dos principais vales.

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o catastrófico incêndio que deixou o Cabeço Santo em cinzas.

Foi motivado inicialmente pela tentativa de evitar que as áreas de habitat rupícola fossem alvo da expansão de espécies infestantes. No entanto, os horizontes do Projeto foram rapidamente alargados para incluir áreas até aí sujeitas a exploração florestal intensiva.

Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de 180 hectares.

O Projeto Cabeço Santo tem a Câmara Municipal de Águeda e a Altri Florestal como parceiros e conta com o apoio do Espaço Talassa, WildPetus, Critec, Indasa, Acail Gás, Associação Florestal do Baixo Vouga e Associação “Os Pioneiros”.