João Pereira de Lemos é Sócio Honorário do MARIA.

2021-03-31 16:47

Categoria: 

Concelho: 

O aveirense João Pereira de Lemos, criador e escritor regionalista de referência, foi nomeado Sócio Honorário do MARIA – Movimento de Amigos de Aveiro em homenagem às suas “intrínsecas qualidades humanas e pela enorme dedicação à Ria, suas gentes, usos e costumes”.

A atribuição do estatuo de Sócio Honorário a João Pereira de Lemos, que no próximo dia 03 de junho completará 89 anos, "resultou de uma proposta apresentada pela Direção do MARIA à Assembleia Geral do Movimento, que a aprovou por unanimidade e aclamação".

João Pereira de Lemos, refere a nota apresentada à assembleia Geral do MARIA, “foi e é uma figura incontornável no panorama sociocultural da nossa região”, pelo que a atribuição do estatuto de Sócio Honorário a este cidadão aveirense é tão-somente uma “singela homenagem (do Movimento) e o reconhecimento público pela sua obra”.

Entre a sua vasta bibliografia, destaca-se a publicação do livro “Ria de Aveiro – um olhar resvés”, escrito em jeito de uma conversa amena, onde o autor nos guia por múltiplos ‘recantos’ da vida na laguna, "para nos tocar com a simplicidade do seu apego à Ria de Aveiro, sua declarada paixão".