João dos Reis, Cabral Monteiro, Padre João Gonçalves (a título póstumo) e Beira-Mar homenageados na Gala da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz.

2022-11-26 10:42

Categoria: 

Concelho: 

A União de Freguesias da Glória e Vera Cruz promove, este sábado, a Gala Cultural que assinala o 9º aniversário da agregação.

O programa conta com Musisia e temas conhecidos do reportório nacional, Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, Coral da Vera Cruz e Ria Jazz Orchestra.

Há homenagens a figuras da zona histórica como Cabral Monteiro (antigo dirigente do Beira-Mar), o tipógrafo João dos Reis e a título póstumo ao Padre João Gonçalves.

O Beira-Mar, em ano de centenário, vai merecer também o reconhecimento.

“Com a realização da nona Gala Comemorativa, o Executivo da União de Freguesias assume como impreterível reconhecer o papel preponderante dos senhores João dos Reis, Manuel Cabral Monteiro, Padre João Gonçalves e da Instituição Sport Clube Beira-Mar, na construção de uma sociedade melhor, mais justa e participativa, representativa de mais e melhor qualidade de vida” declarou Fernando Marques, Presidente da União das Freguesias de Glória e da Vera Cruz.

O autarca de freguesia lembra que decorrem 9 anos desde a agregação que, no caso de Aveiro, se mostrou um processo bem mais sereno que noutras partes do país.

“Decorridos 9 anos desde a data da criação da União das Freguesias de Glória e da Vera Cruz, é tempo de reescrever pensamentos e memórias, relembrar pessoas e instituições, reconhecer gestos, recordar momentos, enfim, eternizar a história. Ansiamos enaltecer atos coletivos ou individuais, tentativas e sucessos, testemunhos de vida, de esperança e de resiliência, de vivências e de comunidade. Urge exaltar o papel das Instituições Políticas, Sociais, Culturais e Educativas, bem como entidades Religiosas, reconhecer pessoas e bondades, isto é, o esforço de muitos para o bem de todos”.

A festa decorre na noite de sábado no Teatro Aveirense.