Irmandade de Santa Joana Princesa investe Irmãos Honorários de Santa Joana.

2019-09-22 11:38

Categoria: 

Concelho: 

A Irmandade de Santa Joana Princesa investe, este domingo, às 15h, na Igreja de Jesus, D. Afonso de Santa Maria e D.ª Maria Francisca de Bragança e, a título póstumo, D. Manuel de Almeida Trindade e Dr. Querubim do Valle Guimarães como Irmãos honorários de Santa Joana.

Estarão presentes na ocasião os Duques de Bragança.

Na sessão, presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Ribau Esteves, a Irmandade acolherá como Irmãos de honra os dois filhos mais velhos de D. Duarte e D.ª Isabel de Bragança, eles também já Irmãos de honra, desde 2001, e, postumamente, D. Manuel de Almeida Trindade, bispo de Aveiro entre 1962 e 1988.

Querubim do Valle Guimarães, deputado no Congresso Republicano (pela minoria monárquica) e na Assembleia Nacional, Lugar-tenente de D. Manuel II, Presidente da Comissão Pro-restauração da Diocese e, entre outras funções, Provedor da Irmandade de Santa Joana Princesa, durante 35 anos (1935-1970), é outra das figuras com reconhecimento póstumo.

A Irmandade, que fará descerrar na sessão, na sacristia da Igreja de Jesus, uma placa alusiva aos seus juízes perpétuos e aos novos Irmãos de honra, esclarece que “não pretende imprimir qualquer cunho regimental ou político à ocasião nem à instituição, mas apenas fazer memória da sua matriz e trazer presente, junto dos representantes da Casa de Bragança, o desejo de continuidade da ligação desta família ao culto à Padroeira de Aveiro”.

A sessão terá a colaboração do Coral Vera-Cruz e terminará com a deposição de uma coroa de flores junto do Túmulo de Santa Joana e oração pro-canonização.