IPAM defende aposta no turismo científico para Oliveira do Bairro.

2015-06-16 12:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O IPAM apresentou recentemente as linhas de orientação estratégica para o desenvolvimento do projeto turístico do município de Oliveira do Bairro, numa iniciativa inédita no concelho. As estratégias sugeridas focam especialmente uma abordagem de turismo de natureza e ecoturismo, religioso, industrial e de aventura, sendo que uma das propostas mais arrojadas se prende com o conceito de turismo científico.

“Pretende-se a criação de um posicionamento diferenciador associado ao conceito de Oliveira do Bairro ´Capital do Turismo Científico`, um projeto específico cujo desenvolvimento assentará em short courses e workshops baseados na investigação científica e experimental, passando necessariamente pela realização de uma parceria com o Instituto de Educação e Cidadania, uma entidade local”.

No âmbito religioso, a aposta passa pela criação de uma nova rota baseada no turismo religioso experiencial, aproveitando a riqueza arquitetónica, a natureza rara da arte sacra e a dimensão histórica do Museu de São Pedro, situado na freguesia de Palhaça, bem como a presença estratégica de pequenas capelas e igrejas em todo o concelho.

No contexto industrial, propõe-se a implementação de rotas focadas na cerâmica e metalomecânica, duas das principais áreas de desenvolvimento económico da região. Foi igualmente sugerida a criação de rotas e eventos de turismo baseados nas potencialidades dos recursos naturais de excelência e nunca antes exploradas.

Os trabalhos, desenvolvidos sob a coordenação do docente e investigador Pedro Mendes (na foto), implicaram um estudo das potencialidades turísticas de Oliveira do Bairro, bem como a análise e o cruzamento estratégico das atuais tendências de consumo na área do turismo. O trabalho de campo decorreu entre março e maio deste ano, tendo sido sustentado através de metodologias de análise documental, observação e recolha fotográfica nos diversos locais de interesse e ainda através da realização de entrevistas a diversos elementos da população local como forma de sustentação dos diversos produtos apresentados.