Investigadora da UA garante "bolsa" de 300 mil euros da FLAD.

2023-02-09 07:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Luísa Magalhães, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), conquistou o primeiro prémio da 3.ª edição do FLAD Science Award Atlantic, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

A investigadora vai receber 300 mil euros em três anos para desenvolver um projeto ligado às doenças parasitárias nos ecossistemas marinhos costeiros (com áudio RTP/Açores).

A nível profissional o prémio da FLAD é a alavanca que eu precisava para concretizar alguns dos meus objetivos científicos”, congratula-se Luísa Magalhães.

“Ao permitir-me constituir uma pequena equipa, este financiamento pode representar o início de uma nova linha de investigação com foco na ecologia de doenças de invertebrados marinhos”, antevê a investigadora do CESAM. Nesse projeto, adianta a cientista, e com recurso a experiências em laboratório de média escala, “será investigado em que medida é que a presença destes parasitas em vários níveis de infeção em invertebrados marinhos pode provocar alterações na comunidade onde se inserem e nos serviços que o ecossistema fornece.”

A entrega do prémio anunciado em outubro de 2022 decorreu na passada sexta-feira em Ponta Delgada, numa cerimónia que contou com as intervenções de Rita Faden, presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, de José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores, de Pedro Miranda, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, de Ricardo Serrão Santos, da OKEANOS da Universidade dos Açores, de Elsa Henriques, administradora da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da própria Luísa Magalhães.

A cerimónia, onde esteve presente Artur Silva, Vice-reitor da UA para a área da Investigação, foi encerrada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.