Instituto Confúcio da UA distinguido no Ano do Galo e Aveiro celebra a chegada do novo ano.

2017-01-23 20:59

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro assinala o Ano do Galo e é distinguido pela Liga dos Chineses.

O Ano Novo Chinês, a partir de 28 de janeiro, vai decorrer sob o signo do Galo e começa com a distinção do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.

A Liga dos Chineses em Portugal decidiu atribuir ao IC-UA, durante a Festa do Ano Novo Chinês que se realiza no Casino da Póvoa de Varzim, a 27 de janeiro, o Galardão Relação Intercultural.

Antes, a 25 de janeiro, decorre um conjunto de atividades, em parceria com autarquia aveirense, perto do Mercado Manuel Firmino, a assinalar a chegada do Ano do Galo.

O espetáculo, entre as 15h e as 17h, começa com a dança do Dragão e prossegue com música, workshops de caligrafia, de recorte de papel, nós chineses, pintura de máscaras da ópera e de lanternas, desfile de trajes tradicionais, jogos e questionários, com prémios para os vencedores. No fim, todos podem apreciar um pouco da gastronomia chinesa.

A Câmara Municipal de Aveiro associa-se ao Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) para assinalar a chegada do Ano Novo Chinês.

Estarão presentes animadores e os alunos de Mandarim do 10 e 11º ano de escolas de Aveiro, Coimbra, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira.

O Ano Novo Chinês 2016 começa com a Lua Nova no primeiro dia do novo ano e termina na lua cheia, 15 dias depois, ou seja começará a 28 de Janeiro de 2017 e terminará em 15 de fevereiro de 2018. O seu animal regente será o Galo de Fogo.