Instituto Confúcio da UA celebra aniversário com mais um prémio internacional.

2021-04-21 15:51

Categoria: 

Concelho: 

Duas docentes do Instituo Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA), Chen Xiaoping e Kang Siyu, receberam o Prémio 'Professor Voluntário de Excelência 2020', atribuído pelo Centro de Intercâmbio e Cooperação Sino-estrangeiro de Línguas (antigo Hanban, China). "Trata-se de um novo reconhecimento do esforço expresso num extenso rol de atividades que o polo da UA tem desenvolvido e que vai estar em foco no programa comemorativo do seu sexto aniversário".

Depois de ter recebido os Prémios “Mérito Cultural 2016”, atribuído pela Liga dos Chineses em Portugal (2016), “Melhor Criativo no 11.º Concurso de Proficiência em Chinês para Estudantes Estrangeiros do Ensino Secundário”, atribuído pelo Hanban ao seu aluno Francisco Silva (Kunming, 2018), “Confúcio do Ano 2018”, atribuído pelo Hanban ao IC-UA (Chengdu, 2018) e “Diretor do Ano”, atribuído pelo Hanban a Carlos Morais (Changsha, 2019), o Instituto Confúcio viu o seu trabalho reconhecido internacionalmente com a atribuição de mais este prémio, a poucos dias de celebrar o seu 6.º aniversário.

Do programa de festividades do sexto aniversário do IC-UA fazem parte a plantação de uma Ginkgo biloba (árvore originária da China, considerada um fóssil vivo), a inauguração de uma instalação artística alusiva ao aniversário, da autoria de José Oliveira, a realização da 7.ª sessão de Rotas a Oriente – Ciclo de conferências (zoom), com a participação dos professores Luís Filipe Barreto (Universidade de Lisboa), Fernanda Ilhéu e Joana Campos (Amigos da Nova Rota da Seda e Universidade de Lisboa), o lançamento do primeiro de uma série de oito vídeos sobre gastronomia chinesa, intitulados “Paladares da cozinha chinesa: oito regiões, oito sabores” e a apresentação do Instagram e do canal YouTube do IC-UA. As festividades prosseguem com a participação do IC-UA na Semana da Interculturalidade de Oliveira do Bairro (17-23 de maio), no programa “D’ARTE+” (Conservatório de Música de Aveiro, 21 de maio) e na Feira Vocacional e Profissional Aveiro (21-22 de maio), terminando com a realização da “Health and Wellbeing New Silk Road Conference: Innovation, Cooperation, Health Tourism” (ESSUA, 27 de maio), em parceria com a Associação “Amigos da Nova Rota da Seda”.

As diversas atividades desenvolvidas pelo IC-UA foram compiladas no livro Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro – seis anos em revista (2015-2021), que vai ser lançado a 23 de abril, dia do 6.º aniversário do IC-UA, outro evento incluído no programa de atividades comemorativo do sexto aniversário do polo do Instituto Confúcio na UA.

Inaugurado a 23 de abril de 2015, o IC-UA tem como principais missões apoiar e promover o ensino da língua e da cultura chinesas em Portugal, reforçar a cooperação no domínio educativo entre a China e Portugal e desenvolver atividades de investigação no âmbito das relações sino-portuguesas, que contribuam para melhorar a compreensão mútua e a amizade entre estes dois países tão distantes, mas unidos por seculares relações históricas.

Com professores chineses certificados pelo Center for Language Education and Cooperation (Pequim), o IC-UA, além de oferecer todos os níveis de língua (iniciação, intermédio, avançado), vários cursos específicos de língua e de cultura chinesas e cursos de preparação para os exames de nível de proficiência em língua chinesa (HSK, HSKK e YCT), é ainda responsável pelo ensino de Mandarim a mais de 2000 alunos no IC-UA e nas escolas do ensino básico de S. João da Madeira, Espinho e Estarreja, no Centro de Educação Integral (S. João da Madeira), no Colégio D. José I (Aveiro) e no Instituto Duarte Lemos (Águeda), bem como pelo ensino de Artes Marciais a cerca de 150 alunos no Colégio D. José I e na Associação de Artes Marciais de Aveiro. Em apoio de todas estas atividades de ensino, publicou o manual de ensino de Mandarim para crianças (Chinês... um, dois, três – livro 1) e a Gramática de língua chinesa para falantes de português. Outros dois manuais (Chinês... um, dois, três – livro 1 e À descoberta da China) estão já em preparação para saírem no início do próximo ano letivo.

Desde a sua fundação, o IC-UA desenvolveu ainda um largo plano de atividades culturais e de investigação: assinalou efemérides e celebrou as principais festividades chinesas; realizou exposições, conferências, concertos musicais, espetáculos de dança, de teatro e de artes marciais e ainda uma mostra de cinema; proporcionou visitas culturais a alunos e docentes da Universidade de Aveiro; criou a Associação de Amigos do IC-UA; e, além do apoio à publicação da obra de Dai Dingcheng, Música Católica em Macau no Século XX – os Compositores e as suas Obras Vocais num contexto histórico único (trad. da docente da UA Shao XiaoLing), publicou Diálogos Interculturais Portugal-China 1 (o número 2 está no prelo) e, no final deste ano, vai lançar o número 1 de Rotas a Oriente – Revista de estudos sino-portugueses, que reúne a maior parte dos estudos que foram apresentados no Ciclo de Conferências Rotas a Oriente.