Instituição suspeita de vender roupa doada nega acusações.

2017-10-04 11:46

Categoria: 

Concelho: 

GNR apreendeu quase 100 mil peças num armazém. Roupas doadas por marcas de renome foram avaliadas em 4,25 milhões de euros.

A presidente da 'Viver 100 Fronteiras', Organização Não-Governamental (ONG) suspeita de comercializar roupa doada para a Guiné-Bissau, afirmou esta quarta-feira que nunca vendeu vestuário em feiras e que o material apreendido em Santa Maria da Feira tinha efetivamente fins humanitários.

Em causa está a apreensão no seu armazém, a 28 de Setembro, de 96.000 peças de vestuário das marcas Salsa e Tiffosi que a GNR avaliou em 4,25 milhões de euros, pelo que, segundo fonte dessa autoridade policial, a ONG da Feira estará agora indiciada pelos crimes de burla e fraude fiscal.

Contactada pela Lusa, a Presidente da 'Viver 100 Fronteiras', Natália Cristina Rocha, afirmou que "nem a Associação nem os seus representantes estão neste momento acusados ou indiciados para qualquer processo judicial", e diz-se "estupefacta com tanta mentira e difamação pública".

Natália Cristina Rocha declarou que os artigos apreendidos pela GNR "se encontravam legitimamente em armazém com várias outras roupas, material médico, produtos e mercadorias destinados a seguir para África nos próximos contentores, por terem sido doados pelas mais variadas empresas e particulares para esse efeito". "Nunca esta Associação vendeu roupas em feiras, seja de que marca for", declarou a fundadora da ONG. "Se tal aconteceu, nada tem a ver com a 'Viver 100 Fronteiras', que nunca teve qualquer tipo de rendimento", assegurou a responsável, lembrando que já em Novembro de 2016 remeteu fotos à Salsa alertando para "a venda de roupa (dessa marca) numa feira".

Natália Cristina Rocha questionou ainda a avaliação em 4,25 milhões de euros das peças apreendidas no armazém da ONG: "As doações realizadas pela Salsa são objecto de fatura-recibo e nunca à 'Viver 100 Fronteiras' foi doado semelhante valor em roupa dessa marca".

A Presidente da instituição salientou que "a Salsa também doa vestuário a outras instituições" e que, "a crer nos meios de comunicação social, há mais entidades que viram apreendidas roupas" dessa e outras marcas - no que se refere à Fundação João XXIII - Casa do Oeste, que é suspeita dos mesmos crimes após a apreensão pela GNR de 2.700 artigos numa loja improvisada numa garagem de Mafra, a 4 de Setembro.

Um padre e uma funcionária dessa fundação da Lourinhã foram dias depois constituídos arguidos, mas Natália Cristina Rocha esclareceu: "Associaram o padre e a Fundação João XXIII à Viver 100 Fronteiras, referindo que eu era arguida, mas isso é totalmente falso".

A presidente da ONG da Feira pretende, ainda assim, continuar a enviar o material doado para a Guiné - onde chegou a ser assessora do ministério da Saúde para a área hospitalar e social - e anuncia que dois contentores devem seguir para esse país já esta quinta-feira, depois de "bem triadas e escolhidas as roupas, dado o elevado número de peças da Salsa que não se podem aproveitar por virem já queimadas, rotas, sem botões, etc.".

Natália Cristina Rocha espera que a obra solidária que a 'Viver 100 Fronteiras' vem desenvolvendo há 10 anos não seja, entretanto, esquecida. "O trabalho humanitário da associação que represento fala por si e é público", argumenta.

 

 

Fonte: Lusa