Indústria do futuro atenta a trabalhadores e máquinas.

2023-09-21 09:17

Categoria: 

Concelho: 

A indústria do futuro continua a dar passos a partir de Aveiro.

O projeto “Augmanity” apresentou resultados no campo da inovação para o futuro das fábricas e do trabalho.

Este projeto foi realizado por um consórcio liderado pela Bosch e pela Universidade de Aveiro (UA), contando com a participação do IKEA, Huawei, Fraunhofer, OLI, Altice Labs e ICC Lavoro.

Os resultados do Augmented Humanity (Augmanity) permitem a implementação de soluções inovadoras nas áreas de Ergonomia Industrial e Robótica, Data Science, IIoT/5G, Realidade Virtual e Aumentada.

Impulsiona a Indústria 4.0 (I4.0) no chão de fábrica, com uma combinação de Artificial intelligence (AI) e Internet of things (IoT), ou seja, a Artificial Intelligence of Things (AIoT), e ainda realidade aumentada.

Correspondeu a um investimento de oito milhões de euros, alocou cerca de 275 investigadores e levou à contratação de mais de 30 bolseiros de investigação.

No dia de apresentação de resultados foram destacadas a utilização de sensores para antecipar necessidades de manutenção e otimizar linhas de produção; o recurso ao 5G para saber em permanência onde está um equipamento e ter robótica móvel colaborativa a andar pela fábrica; criação de sensores no chão de fábrica que dão indicações sobre a distribuição do peso e a postura; coletes com sensores que recolhem informações sobre a posição do tronco ou dos ombros, a temperatura corporal ou a tensão arterial; uso de sistemas de visão artificial para gerir equipamentos no chão de fábrica; recurso a óculos de realidade aumentada para consultar os dados vitais de uma máquina e a centralização de informação num software para ter trabalhadores mais eficientes e saudáveis.

"Do Augmanity resultam tecnologias e ferramentas que tornam os processos industriais mais eficientes, menos impactantes na saúde dos trabalhadores e que preparam os recursos humanos para uma nova realidade industrial. Além disso, este projeto tem desde início o objetivo de potenciar o reconhecimento de Portugal como um verdadeiro centro de inovação a nível mundial na Indústria 4.0 capaz de exportar tecnologia”, reforça Nelson Ferreira.

Para João Veloso Vice-reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro, o trunfo do projeto é a aposta centrada nos indivíduos.

"É fundamental que as empresas possam evoluir para uma indústria 5.0 centrada no indivíduo de modo a elevar a sua eficiência produtiva e competitividade. Acreditamos que esta parceria da Bosch com o saber da Universidade de Aveiro permitiu explorar, desenvolver e aplicar novos conceitos que estão a resultar numa indústria mais inteligente e mais eficiente."

Este projeto teve o financiamento do Portugal 2020 no âmbito do POCI, do Lisboa2020 e pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

 

Texto: Terra Nova com UA