Indústria Cerâmica quer melhorar imagem e comunicação.

2021-03-12 12:01

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A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria apresentou, ontem, dia 11 de março, o projeto INTERCER dedicado à promoção da internacionalização da cerâmica portuguesa com aposta centrada numa comunicação mais definida.

O projeto foi apresentado num seminário online e reuniu empresas e empresários dos diversos subsetores da indústria portuguesa de Cerâmica e de Cristalaria.

O INTERCER, preconizado pela APICER, é um projeto que visa mudar a perceção que os mercados têm da cerâmica portuguesa, nomeadamente dos subsetores da Cerâmica Utilitária e Decorativa e dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos, como explica José Luís Sequeira, Presidente da direção da APICER.

“O setor português da cerâmica desenvolve produtos de enorme qualidade mas nem sempre os mercados internacionais, caracterizados por uma intensa rivalidade competitiva, têm uma perceção condicente com a qualidade dos produtos que se produzem em Portugal”, afirma.

“O INTERCER quer definir e comunicar um novo posicionamento para a ‘cerâmica made in Portugal’ e tem como ambição comunicar, de forma coerente e muito consistente, esse mesmo posicionamento e de assegurar que essa comunicação chega às audiências certas nos mercados internacionais”, explica o presidente da APICER.

Com vista a melhorar a competitividade do setor, e a par com a definição do posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, o INTERCER propõe-se melhorar a comunicação e a imagem do setor nos mercados internacionais e aumentar a perceção da qualidade percebida dos produtos nos mercados internacionais.

Para tal, o projeto que foi iniciado em 24 de dezembro de 2020, irá desenvolver até ao final de 2022 um conjunto de ações, incluindo a definição de uma estratégia de marca para a cerâmica portuguesa; o desenvolvimento de uma identidade verbal e visual alinhadas com o posicionamento; o desenvolvimento de diversos suportes de comunicação; e a comunicação e ativação da marca junto das audiências relevantes nos mercados-alvo (em articulação com a AICEP,) de modo a reforçar as exportações do setor.