Indústria 4.0, cibersegurança e ciência de dados entre as ofertas da Universidade de Aveiro.

2020-07-28 18:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma licenciatura em Eletrónica e Mecânica Industrial, cinco mestrados e ainda seis programas doutorais em temas que constituem alguns dos maiores desafios societais de atualidade estão entre os novos cursos da Universidade de Aveiro (UA).

A indústria 4.0 surge como foco que acentua a ligação às empresas nos pólos tecnológicos.

O período de candidaturas a pós-graduações decorre de 20 de julho a 21 de agosto.

O concurso geral de acesso ao ensino superior (licenciaturas e mestrados integrados) decorre de 7 a 23 de agosto.

A licenciatura em Eletrónica e Mecânica Industrial, disponibilizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), visa formar profissionais para o exercício de funções técnicas na indústria, integrando as áreas da eletrónica, mecânica e automação de modo a proporcionar uma visão abrangente, resultante de uma formação multidisciplinar, complementada por uma visão sistémica e integrada dos processos industriais.

O perfil profissional foi definido procurando dar resposta às necessidades inerentes ao conceito de Indústria 4.0, o qual engloba a integração das tecnologias digitais nos processos de fabrico.

Na mesma unidade de ensino politécnico da UA, vai ser disponibilizado o Mestrado em Gestão da Qualidade Total que resulta de parcerias entre esta Escola, associações empresariais, tais como a Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA CCI), a Associação Portuguesa de Certificação (APCER), a INOVARIA – Rede de Inovação em Aveiro, o Laboratório Industrial da Qualidade (LIQ) e a Associação Nacional das Indústrias de duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA).

O curso está focado na Indústria 4.0 e desenhado para responder às necessidades dos que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar em qualquer tipo de organizações.

O Mestrado em Manufatura Aditiva é pioneiro no nosso país neste nível de formação e proposto por duas unidades orgânicas da UA, Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) e Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em colaboração com a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN).

O Mestrado em Produto e Tecnologia Digital, na ESAN, formará recursos humanos qualificados com um perfil de formação tecnológico transdisciplinar, aptos para assumirem funções de liderança na transformação digital em curso, particularmente ao nível dos produtos inteligentes e da indústria 4.0, assente em princípios de sustentabilidade.

Entre os grandes desafios societais a que a UA tem procurado responder está a cibersegurança.

O Mestrado em Cibersegurança, disponibilizado pelo Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), está alinhado, por um lado, com a oferta formativa interna no domínio da informática, por outro, com o projeto educativo da Instituição e, por fim, com as estratégias nacional e europeia ao nível da cibersegurança.

No Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) entrará em funcionamento o Mestrado em Ciência de Dados para Ciências Sociais.

Toda a oferta formativa da UA pode ser consultada em https://www.ua.pt/pt/tipo-curso .